As técnicas de reteste e revalidação de produtos químicos industriais serão detalhadas em evento no Sinproquim

A assessora para Assuntos de Sustentabilidade do Sinproquim, Luciana Oriqui, que será uma das palestrantes do workshop “Prevenção de resíduos e extensão da validade de produtos químicos industriais: impactos e soluções sustentáveis”, afirma que a indústria química caminha firmemente no propósito de sustentabilidade e de atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12, que trata de prevenção de resíduos químicos. Segundo ela, é muito importante que, nessa trajetória, toda a cadeia esteja alinhada a conceitos harmonizados e amplamente reconhecidos globalmente. No evento, Oriqui fará uma apresentação sobre as demandas por extensão da validade de produtos químicos industriais e participará, junto com representantes de órgãos governamentais e outros palestrantes, de uma mesa-redonda que debaterá os cenários para a implementação no Brasil das técnicas de revalidação e reteste para esses produtos.

Ela explica que produtos com atribuição de data de reteste, e não prazo de validade, podem ser retestados pelo adquirente, que deve fazer análises devidamente amparadas por técnico responsável, para uso imediato. Após o prazo definido pela data de reteste informada no rótulo ou na ficha técnica, o produto não pode ser considerado necessariamente vencido. Ele somente estaria nesse estágio se os retestes feitos para uso imediato apontarem que os requisitos de qualidade e segurança não estão mais mantidos. Produtos com atribuição de prazo de validade não podem ser retestados pelo adquirente, apenas pelo fabricante, que, após as devidas análises técnicas, pode atribuir ou não um prazo adicional de validade.

O workshop será realizado em 4 de outubro, no auditório do Sinproquim, no formato presencial. As empresas associadas ao Sinproquim, bem como à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e ao Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo (Sincoquim) e Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) terão desconto nas inscrições. As vagas são limitadas.