Cebri apresenta propostas para uma estratégia de retomada do crescimento sustentável e inclusão social

Estudo realizado pelo Núcleo Economia Política do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com coordenação do economista André Lara Resende, propõe uma série de diretrizes de políticas públicas para 2023 com o objetivo de estabelecer uma estratégia de retomada de crescimento sustentável e inclusão social. O trabalho, que contou com o apoio da Fiesp e da Fundação Konrad Adenauer, abrange vários tópicos econômicos e destaca que sem governo e sem Estado competentes não há como formular e implementar políticas públicas.

Um dos pontos considerados fundamentais é a formulação e divulgação de um programa de longo prazo para permitir a mobilização de esforços públicos e privados como forma de garantir os investimentos necessários para a reversão do processo de desindustrialização prematura da economia. “É fundamental renovar a indústria nacional, através de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e absorção de tecnologia de ponta, para torná-la internacionalmente competitiva”, destaca o estudo.

O estudo ressalta que o papel do Estado e a busca de parcerias internacionais estratégicas tornam-se ainda mais relevantes no atual cenário internacional, marcado por grandes mudanças geopolíticas. Essas mudanças, na análise dos autores, irão provocar importantes deslocamentos internacionais das cadeias produtivas e a necessidade de revisão das alianças estratégicas, o que abre desafios e oportunidades para a reinserção competitiva do Brasil.