Cerca de 70% dos problemas enfrentados pelas empresas são oriundos da má comunicação

“A comunicação não é sobre dizer o que pensamos. É sobre garantir que os outros entendam o que pensamos”. A frase é do economista e consultor com especialização em marketing e processos de comunicação, Emerson Ciociorowski, palestrante do webinar promovido pelo Sinproquim em 3 de outubro para debate do tema “A Comunicação no ambiente corporativo”. Segundo ele, pesquisas mostram que empresas perdem cerca de 20% em produtividade por falhas na comunicação.

Emerson ressaltou a importância do feedback nas organizações. “Os líderes devem saber se comunicar para evitar ruídos. Há um baixo conhecimento em técnicas de comunicação. Cerca de 70% dos problemas enfrentados por corporações são oriundos da má comunicação. E esse é um problema relativamente fácil de resolver”, afiançou.

A frase de Simon Sinek “A comunicação não é sobre dizer o que pensamos. É sobre garantir que os outros entendam o que pensamos”, exemplifica, segundo Emerson, como um bom processo de comunicação pode trazer resultados palpáveis para as organizações, com o aumento da produtividade, redução de conflitos e ambiguidades, economia de tempo, aumento da motivação, maior agilidade na tomada de decisões e alinhamento com a cultura organizacional. Ao abrir o evento, Renato Endres, diretor-executivo do Sinproquim, destacou a importância de uma comunicação objetiva e correta, com uma linguagem clara para que todos entendam a mensagem. Endres lembrou a história do escriba que esqueceu de colocar cedilha em uma palavra da ordem ditada pelo rei em relação a um súdito mal pagador de tributos. “Tragam-no à força”, teria ordenado o rei. Mas, sem a cedilha, o súdito acabou sendo levado à forca. O webinar promovido pelo Sinproquim sobre comunicação foi acompanhado por cerca de 40 profissionais.