Cesiq afirma que setor químico está perdendo profissionais qualificados com desmonte das empresas

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) manifestou forte preocupação, em reunião realizada no dia 20 de setembro, com a perda de engenheiros e operadores com experiência no setor químico para empresas sediadas em outros países. Segundo o Cesiq, o desmonte de empresas e do quadro de pessoal torna ainda mais difícil visualizar um cenário que possibilite a recuperação da indústria química do País, que hoje opera com cerca de 60%, em média, da capacidade instalada. Para o Conselho, a economia brasileira está fragilizada e os altos custos internos impossibilitam ao setor competir com produtos químicos importados, cujo volume tem crescido de forma significativa.

Os números da balança comercial brasileira de produtos químicos espelham a grave situação que o setor enfrenta. A importação, segundo dados da Abiquim, aumentou em 2023 para mais de US$ 5 bilhões por mês, valor que, antes da pandemia de Covid-19, girava entre US$ 3 bilhões e US$ 4,5 bilhões. Os preços médios dos produtos importados caíram 39,1% nos últimos 12 meses, passando de US$ 1.569 por tonelada em agosto de 2022 para US$ 955/tonelada em agosto deste ano. O saldo negativo comercial alcançou US$ 32 bilhões de janeiro a agosto de 2023, superando valores históricos de deficits anuais.

Na avaliação do Cesiq, esse quadro, desanimador e preocupante, tem levado à desativação ou ao fechamento de unidades industriais químicas e de empresas. O País, segundo o Conselho, em vez de atrair investidores para a indústria química, tem visto crescer a procura pela compra de ativos industriais paralisados para serem desmontados e levados para outros países. O Cesiq afirma que deveria haver um plano de Estado para fortalecer o setor químico, como ocorre em outros países, como a Índia.

No encontro, também foram discutidos os riscos para o País da crescente dependência externa de produtos químicos, como a ureia para uso como fertilizante no setor agrícola e da ureia Arla-32, empregada como agente redutor de emissões de óxidos de nitrogênio para a produção de catalisadores em motores a diesel.  O Cesiq é formado pelos presidentes dos sindicatos da indústria química dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.