Cesiq analisa o plano de negócios da Petrobras e evolução das negociações trabalhistas

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq), em reunião realizada em 8 de dezembro, debateu o Plano de Negócios da Petrobras para 2026/2029, com investimentos previstos de US$ 111 bilhões. A empresa anunciou a intenção de diversificar seu portfólio pela integração de negócios de baixo carbono, como produtos petroquímicos, fertilizantes e biocombustíveis, bem como aumentar a oferta de gás natural, com otimização da produção e novos projetos.

A ampliação da oferta de matérias-primas petroquímicas é aguardada com expectativa pelo setor. O Conselho considera essa intenção um importante avanço na direção certa, mas observa que a incógnita é o preço a ser praticado para o gás natural. Atualmente, o preço do gás natural no mercado interno está muito acima do praticado por países concorrentes, o que retira competitividade da indústria brasileira.

Na reunião, também foi avaliado o resultado das negociações trabalhistas, já concluídas na maioria dos estados.  O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química é constituído pelos presidentes dos sindicatos da indústria química da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em conjunto, essas entidades representam cerca de 70% da indústria química brasileira.