Cesiq analisa os problemas enfrentados pela indústria química este ano e planos de ação para 2024

Na última reunião do ano, o Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) voltou a defender a criação, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de uma secretaria específica para a indústria química como forma de encaminhar soluções para os graves problemas que o setor enfrenta, entre os quais se destaca o alto preço cobrado da indústria pelo gás natural. Para o Cesiq, o governo deveria tratar esse tema como uma política de Estado e analisar o impacto positivo para a economia em investimentos, geração de empregos e ganhos de competitividade para diversas cadeias de produção, como a química e metalurgia, ao trazer o preço do gás natural praticado no Brasil para níveis próximos ao do mercado internacional. Hoje, a indústria paga entre US$ 12 e US$ 13 por milhão de BTU.

O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, participou da reunião e fez um balanço dos resultados alcançados em 2023, como a regulamentação do Regime Especial da Indústria Química (REIQ) e o restabelecimento das alíquotas de importação que haviam sido reduzidas de 73 produtos químicos. Entre os objetivos para 2024 estão a ampliação do REIQ para uma cesta maior de produtos e a criação de incentivos para investimentos por empresas enquadradas no Regime Especial. O Cesiq é formado pelos presidentes dos sindicatos da indústria química da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.