Cesiq avalia que cenário político e econômico conturbado tem afugentado empresas do País

O atual cenário político, com a proximidade das eleições para a presidência da República e de governadores, bem como a instabilidade econômica, com inflação em alta e queda na competitividade da indústria nacional em virtude de reduções de tarifas de importação, tem afugentado empresas do País e inibido investimentos. Essa é a avaliação do Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq), que realizou reunião on-line em 28 de junho. Para o Cesiq, o País está perdendo um tempo precioso ao não determinar a recriação do Ministério da Indústria, compromisso assumido pelo presidente Jair Bolsonaro, como forma de incentivar a reindustrialização do Brasil.

A estimativa do Cesiq é de que aproximadamente 2 mil produtos deixaram de ser produzidos no País nos últimos anos pelo fechamento de empresas ou paralisação de unidades. Um exemplo é uma fábrica de metanol que foi fechada em virtude do encarecimento do gás natural. A unidade foi adquirida por um empresário que desmontou a fábrica e transferiu os equipamentos e máquinas para os Estados Unidos. No Brasil, que precisa garantir o abastecimento de fertilizantes para a agricultura, principalmente após os problemas na cadeia de fornecimento gerados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há fábricas de amônia e ureia paralisadas. Para o Cesiq, a fixação de um preço próximo à cotação internacional do gás natural para a produção de fertilizantes possibilitaria a reativação dessas unidades, além de atrair novos investimentos (Leia matéria sobre estudo realizado pela Firjan para aproveitamento do gás natural).

O Cesiq pretende sensibilizar entidades patronais e federações de trabalhadores na indústria química para a defesa da criação do Ministério da Indústria. Segundo o Conselho, é preciso ampliar o conhecimento sobre a cadeia de produção da indústria química, fornecedora de produtos essenciais para todos os setores industriais. Como observou um dos integrantes do Conselho, sem indústria acabam os empregos. O Cesiq também buscará estimular o BNDES a realizar estudo sobre as causas que levaram unidades industriais no País a serem fechadas ou paralisadas.