Cesiq debate ações para reverter aumento das importações de produtos químicos e estimular investimentos

Em reunião realizada no dia 18 de outubro, o Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) analisou, entre outros temas, as implicações do crescimento vertiginoso das importações de produtos químicos, o que tem levado ao fechamento de empresas e unidades químicas no País, bem como inibido novos investimentos. A importação de produtos químicos é recorde, atingindo o montante de US$ 62,5 bilhões de janeiro a setembro deste ano. André Passos Cordeiro, presidente-executivo interino da Abiquim, que participou da reunião, destacou que praticamente metade da demanda interna está sendo atendida por importações.

Apesar das vantagens comparativas do Brasil – um grande mercado consumidor e com potencial de expansão, disponibilidade de energias renováveis e aproveitamento de biomassa para geração de novos produtos –, há obstáculos a serem superados para a retomada do crescimento econômico. O alto custo da energia e de matérias-primas básicas, como o baixo aproveitamento do gás natural, que é matéria-prima para a indústria química; a elevada carga tributária e a deficiência de infraestrutura são alguns dos pontos que retiram competitividade da indústria brasileira. Parte expressiva das importações brasileiras são de produtos derivados do gás natural.

A expectativa do Cesiq é que, no próximo governo, seja recriado o Ministério da Indústria, o que possibilitaria um debate produtivo sobre a perda de competitividade do setor industrial e estabelecimento de um plano que estimule a inovação, a competitividade e o aproveitamento de matérias-primas renováveis. Para os membros do Conselho, o tema indústria deve ser uma política de Estado, com metas claras. O Brasil, na avaliação de vários estudiosos, reúne excelentes condições para ser um dos líderes mundiais em sustentabilidade.

Revalidação e reteste

No encontro, o diretor-executivo do Sinproquim e coordenador do Cesiq, Renato Endres, anunciou o breve lançamento de um guia com informações sobre a extensão do prazo de validade de produtos químicos de uso industrial e a organização de mais um webinar sobre as práticas de revalidação e reteste. O objetivo é possibilitar que produtos químicos de uso industrial com validade vencida, mas que guardam suas características técnicas, possam ser reaproveitados, reduzindo o descarte. O webinar realizado sobre o tema em agosto de 2021 recebeu cerca de 600 inscrições e participação de aproximadamente 400 profissionais.