Cesiq discute estímulos à indústria química brasileira e impactos da catástrofe no Rio Grande do Sul

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq), em reunião realizada no dia 20 de maio, analisou propostas formuladas pela Abiquim, que estão em análise no governo federal, para a criação do Programa de Estímulo à Indústria Química Verde Brasileira (Prqver) e adoção de um contrato específico para o fornecimento de gás natural ao setor, com preços diferenciados, para uso como matéria-prima ou fins energéticos. O estabelecimento de regras definindo um limite para a reinjeção de gás em poços de petróleo possibilitaria, na visão do Cesiq, ampliar a oferta para o mercado e favorecer a queda nos preços. Hoje, os preços praticados no País situam-se em torno de US$ 15 por milhão de BTU, contra cerca de US$ 4 no mercado internacional.

A elevação, ainda que temporária, das tarifas de importação de produtos que estão sofrendo concorrência predatória de fornecedores de outros países, como é o caso das resinas termoplásticas, foi outro tema analisado pelo Cesiq. Apesar do reduzido impacto sobre os custos, preços e inflação, a proposta, que permanece em avaliação pela área econômica do governo federal, tem enfrentado alguma resistência por parte de determinados setores produtivos.

Rio Grande do Sul

Na reunião, o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), Newton Battastini, fez um relato da dramática situação enfrentada por moradores e empresas locais em decorrência das inundações provocadas pelas fortes chuvas na região. O Cesiq manifestou forte solidariedade ao povo gaúcho e analisou as ações adotadas pelo governo federal e estadual para a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a enchente que ceifou vidas, destruiu grande parte da infraestrutura e afetou severamente a economia da região. Na avaliação do Conselho, será necessário encontrar soluções diferenciadas para evitar novas catástrofes.