Cesiq espera que novo governo estabeleça estratégias adequadas para desenvolver o País

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq), em reunião on-line realizada no dia 26 de abril, aprofundou análises sobre a situação atual do setor industrial brasileiro e, em especial, da indústria química. O Conselho espera que o próximo governo avance com as reformas tributária e administrativa para criar condições de retomada sustentável do crescimento, estimulando a indústria. O Brasil, na análise do Cesiq, já enfrenta um importante gap tecnológico e está perdendo competitividade de forma acelerada. Além disso, os investimentos em infraestrutura, que se resumiram a 1,69% do PIB em 2021, estão muito aquém do necessário.

Um dos pontos defendidos pelo Cesiq é a necessidade de criação do Ministério da Indústria para o planejamento da retomada do setor, com definição de estratégias e maior envolvimento do Estado na solução dos problemas enfrentados pela indústria. Para o Cesiq, há assimetrias em todos os segmentos da indústria, o que evidencia a importância de serem definidas prioridades e caminhos.

Um exemplo está na produção de ureia e amônia, empregada, entre outros usos, na formulação de fertilizantes. O País, segundo o Cesiq, está capacitado para produzir e garantir o abastecimento de amônia e ureia ao mercado, mas falta uma estratégia para desenvolver o segmento. Um estímulo seria garantir o fornecimento de gás natural a preços competitivos, semelhantes aos praticados no mercado internacional, aos fabricantes de fertilizantes. Mas há outros problemas nesse campo. O Cesiq continua a acompanhar com preocupação as negociações para a venda a uma empresa russa de uma unidade produtora de amônia e ureia em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O receio é de que, como a unidade utiliza uma tecnologia avançada, a fábrica, cuja construção foi paralisada faltando pouco para ser concluída, seja desmontada e reconstruída em outro país onde os preços do gás natural sejam mais competitivos.

Na reunião, o Conselho também debateu a importância de manutenção da mobilização do setor para a restauração pelo Congresso Nacional do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), extinto por Medida Provisória no final de 2021; os avanços do grupo de trabalho criado pelo Sinproquim, com o apoio da Fiesp, para viabilizar no País as técnicas de revalidação e reteste de produtos químicos de uso industrial; e a evolução do pedido de audiência com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, feito pelo Cesiq, para ressaltar a importância estratégica da indústria química e apresentação de propostas de estímulo à economia brasileira. O planejamento estratégico da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), trabalho que contou com a participação do diretor-executivo do Sinproquim e coordenador do Cesiq, Renato Endres, foi outro tema analisado na reunião. O Cesiq é constituído pelos sindicatos da indústria química da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que representam cerca de 70% da indústria química do País. O Conselho é integrado pelos presidentes dessas entidades.