Cesiq manifesta preocupação com impactos que o fim do REIQ pode causar no setor e na economia

A extinção do REIQ dominou o debate da primeira reunião do ano, realizada em 20 de janeiro, do Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq). A decisão do governo federal, classificada como extemporânea por não respeitar o prazo de redução gradual até 2025, conforme aprovado pelo Congresso Nacional, terá impactos não apenas na indústria química, mas em várias cadeias produtivas, tanto em custos como no fornecimento de matérias-primas essenciais para a produção, podendo agravar o quadro de desemprego.

O Cesiq considera necessário convencer parlamentares e equipe econômica sobre a importância da indústria química para toda a economia e mostrar os riscos que o fim abrupto do REIQ trará para o setor químico e para o País, principalmente em um momento em que se trabalha para a retomada econômica. O Conselho também pretende buscar o apoio das federações estaduais da indústria e de outros setores econômicos, como o agronegócio, contra o término do REIQ.

O Cesiq é formado pelos sindicatos da indústria química dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em conjunto, representam cerca de 70% da indústria química brasileira.