Cesiq vai convidar entidades de outros segmentos da indústria química para debater futuro do setor

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) estuda convidar entidades que representam cadeias de produtos químicos de uso final, como tintas, cosméticos e plásticos, para debater dificuldades dos segmentos e soluções implementadas, bem como buscar caminhos que levem ao fortalecimento da indústria química do País. O Cesiq, formado pelos sindicatos da indústria química da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, representa empresas que fabricam produtos químicos de uso industrial e estão na base das cadeias de produção.

Outros temas analisados em reunião on-line, realizada em 24 de novembro, foi a aprovação pela Cetesb de guia técnico para extensão do uso de produtos químicos com prazo de validade vencido, as perspectivas para o hidrogênio verde e as dificuldades locais e mundiais enfrentadas pelas empresas, o que tem levado ao fechamento de várias unidades industriais no País. Também foram debatidas as perspectivas para os próximos anos com a posse de um novo governo, a partir de 1º de janeiro de 2023. A recriação do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços é aguardada com muita expectativa.