Clariant lança novos aditivos na K 2022 para apoiar a evolução sustentável dos plásticos

  • Aditivos antirriscos para formulações de PP e TPO aumentam o potencial de reutilização de plásticos aplicados em produtos de consumo
  • Aumente a vida útil de filmes agrícolas com a nova solução estabilizadora à luz
  • Novo aditivo de lubrificação e nucleação de origem biológica para poliésteres nos setores de eletroeletrônicos, medicina e transporte

MUTTENZ, 26 DE OUTUBRO DE 2022 – Os visitantes da K 2022 poderão encontrar novas soluções de aditivos da Clariant para plásticos mais sustentáveis e para a redução do uso de recursos. Os novos desenvolvimentos atribuem às aplicações recicláveis maior resiliência para prolongar o uso e promover o reuso com foco na circularidade. Além disso, poderão solucionar os desafios de produção, aumentando a eficiência e reduzindo a pegada de carbono durante a composição e o processamento (Hall 8a, Estande J11).

“Ao ampliar a vida útil de um produto e o potencial de reuso, a indústria de plásticos pode contribuir positivamente para a redução do desperdício e o aumento da circularidade em segmentos importantes. A adoção de formas para reduzir o desperdício de material e o uso de energia na produção oferece mais vantagens em termos de sustentabilidade e melhora a pegada de carbono dos produtos. Com esses novos aditivos, que incluem soluções à base de materiais renováveis em nosso portfólio, damos mais suporte aos processadores e às cadeias de valor do plástico para aumentar a colaboração e a inovação”, comenta Martin John, Head of Advanced Surface Solutions na Clariant.

Novo aditivo antirrisco prolonga a vida útil de produtos de consumo

A estética das superfícies é crucial na percepção de qualidade dos produtos de consumo. O novo aditivo antirrisco da Clariant, à base de matérias-primas renováveis, para formulações de polipropileno (PP) e olefinas termoplásticas (TPO) – Licowax® AS 100 TP – permite que produtos plásticos moldados em uma vasta gama de aplicações de consumo mantenham sua aparência original por mais tempo. Isso oferece um significativo potencial para aumentar a vida útil e melhorar a retenção de propriedades e o reuso de peças.

O novo aditivo ajuda a prevenir riscos e danos à superfície de produtos durante seu manuseio, transporte e uso final. Isso traz benefícios principalmente para aplicações propensas a riscos, tais como peças automotivas internas (como painéis de instrumentos e revestimento de portas), a parte externa de eletrodomésticos, embalagens de cosméticos e artigos leves.

Novo estabilizador de luz suporta filmes agrícolas mais sustentáveis

Os filmes agrícolas para cobertura do solo (“mulch films”) são fundamentais para otimizar as condições de crescimento das culturas, protegendo as plantas e o solo contra contaminação e perda de umidade e nutrientes, que podem comprometer a produtividade. O novo AddWorks® AGC 970, a mais recente solução estabilizadora à luz da Clariant para filmes agrícolas de polietileno, oferece ao segmento maior durabilidade dos produtos. O uso do aditivo permite que os convertedores prolonguem a vida útil dos seus produtos, ao aumentar principalmente a resistência aos raios UV e a altas concentrações de defensivos agrícolas. O aditivo granular pode ser dosado diretamente durante a produção, o que permite o uso mais personalizado.

Nova cera de origem biológica para ciclos reduzidos e processamento mais fácil de compostos de poliéster moldados por injeção

Aproveite o benefício de uma combinação única de lubrificação e nucleação em plásticos de engenharia para maior eficiência na composição e processamento. Em comparação com produtos mais convencionais, o novo Licocare® RBW 560 TP Vita de origem biológica é capaz de suportar temperaturas de processamento mais altas, graças à sua excelente estabilidade térmica e baixa volatilidade, e funciona de forma mais eficiente em baixas dosagens. Também apresenta uma excelente estabilidade de cor. Esses benefícios combinados o tornam atraente principalmente para formuladores de compostos de poliéster para uso nas indústrias de eletroeletrônicos e transporte.

O novo aditivo permite uma extração mais fácil do molde, o que melhora a qualidade da superfície. Em relação à produtividade, isso também resulta em menor número de peças de poliéster que ficam presas no molde, diminuindo o tempo de inatividade na moldagem por injeção. O risco de moldagem incompleta e rejeitos também é reduzido. É possível produzir mais peças por hora-máquina, pois o resfriamento mais rápido do molde reduz o tempo total dos ciclos. Com isso, o consumo de energia é reduzido.

O Licocare RBW 560 TP Vita é a mais recente extensão da linha Licocare de aditivos de alta performance da Clariant com base em matérias-primas renováveis e que não competem com a produção de alimentos. Eles são derivados da cera de farelo de arroz bruto, um subproduto da produção de óleo de farelo de arroz. Os produtos Vita usam um conteúdo renovável real com pelo menos 98% de Índice de Carbono Renovável (ICR), oferecendo a vantagem de menor pegada de carbono em comparação com alternativas de última geração.

A Clariant entrou com um pedido junto ao FDA para aprovação de contato com alimentos para toda a sua linha de aditivos Licocare RBW. Isso permitirá seu uso por fabricantes de compostos de plásticos e masterbatches em uma gama ainda mais ampla de aplicações em plásticos.

Os produtos e soluções de aditivos da Clariant oferecem à indústria de plásticos excelentes oportunidades para fortalecer a relação entre eficiência e sustentabilidade, segurança e desempenho, valor e baixas emissões de carbono. Para mais informações sobre esses novos aditivos e para obter um suporte mais abrangente da Clariant para enfrentar os desafios da sustentabilidade e da economia circular, fale com a nossa equipe na K 2022, Hall 8a, Estande J11, ou acesse www.clariant.com/K-2022.® MARCA REGISTRADA DA CLARIANT EM DIVERSOS PAÍSES.