Clariant lança portfólio para refino de óleo de pirólise gerado por resíduos plásticos mistos

  • Os novos catalisadores HDMax® e os adsorventes Clarit foram desenvolvidos para a purificação do óleo de pirólise produzido a partir de resíduos plásticos mistos, permitindo obter matérias-primas suscetíveis ao craqueamento
  • O portfólio atende à necessidade de soluções flexíveis e econômicas para remover uma grande variedade de contaminantes, independente da configuração do processo e do resíduo plástico
  • Usados em conjunto, os adsorventes aumentam a vida útil do catalisador, ao reduzir as impurezas

MUNIQUE, 21 DE OUTUBRO DE 2022 – Movida por sua visão de viabilizar a economia circular, a Clariant lançou um portfólio inovador de soluções flexíveis e personalizadas para o emergente mercado de reciclagem química de plásticos.

Os novos catalisadores HDMax e os adsorventes Clarit foram desenvolvidos para a purificação do óleo de pirólise produzido a partir de resíduos plásticos mistos e difíceis de reciclar. Feitos sob medida para remover uma grande variedade de contaminantes cuja presença no suprimento varia constantemente, os novos produtos fornecem a flexibilidade que os produtores precisam, independente da configuração do processo. A solução da Clariant também inclui assistência operacional desde a fase inicial até a otimização do processo, acompanhando toda a vida útil do produto.

Com isso, os produtores se beneficiam de uma remoção de impurezas altamente eficaz, a fim de obter um óleo de pirólise compatível com plantas produtivas de etileno.

Os óleos de pirólise são fabricados a partir de um processo de reciclagem química que decompõe os polímeros em “blocos simples” que podem ser usados em novos fluxos de matérias-primas. Como o processo ajuda a reduzir o impacto ambiental criado pelo resíduo plástico que seria incinerado ou descartado em aterros sanitários, viabiliza uma rede de valor circular para a produção de químicos básicos.

Jens Cuntze, Presidente de Catalysts na Clariant, declarou: “O desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis de catalisadores é crucial na medida em que apoiamos nossos clientes em sua jornada para uma economia mais circular, com fontes alternativas de matérias-primas. Nosso portfólio reflete não apenas nossa flexibilidade e compromisso com nossos clientes, mas também nossa promessa de entregar a sustentabilidade movida pela inovação”.

Nina Karpynec, Head de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Business Unit Adsorbents & Additives da Clariant, complementou: “A Clariant está bem-posicionada para a descontaminação de óleo de pirólise, graças aos seus mais de 100 anos de expertise em purificação de óleos comestíveis e matérias-primas para combustíveis renováveis. A companhia tem um longo histórico de produção de adsorventes para uma variedade de matérias-primas e contaminantes, principalmente aqueles pesados com ampla gama de destilação”

O lançamento representa mais um marco na iniciativa EcoCircle da Clariant, estabelecida em toda a companhia para ajudar na transição de uma cadeia de valor de plásticos unidirecional para uma de economia circular.

Para mais informações, acesse: https://www.clariant.com/en/Business-Units/Catalysts/Energy-Transition/Plastic-Recycling. ™ MARCA REGISTRADA DA CLARIANT
HDMax® É UMA MARCA COMERCIAL DA CLARIANT REGISTRADA EM DIVERSOS PAÍSES.