CNI e Abiquim pedem ao governo a reativação do sistema Siscori da Receita Federal

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) manifestaram preocupação com a desativação do Siscori, sistema que fornece dados estatísticos detalhados das operações aduaneiras, como preços da operação e unidades de desembaraço. O sistema é considerado fundamental para o combate a importações que não cumprem requisitos regulatórios importantes para a proteção da saúde pública e do meio ambiente, de produtos subfaturados ou de fraudes diversas, como falsa declaração de origem ou de classificação fiscal.

A Abiquim enviou documento ao Ministério da Economia solicitando o reestabelecimento imediato do Siscori, com todos os dados até a data do seu desligamento e atualizações mensais. Além do combate a operações irregulares, a Abiquim enfatiza que as informações fornecidas pelo sistema são essenciais para a definição da estratégia internacional das indústrias que operam no comércio exterior brasileiro.