Como a escolha de limpa contatos elétricos influencia na segurança da empresa, colaboradores e meio ambiente

Como escolher um limpa contato elétrico seguro e eficaz? Esse cuidado é muito importante, pois irá fazer toda a diferença entre uma operação de limpeza de conexões elétricas bem-sucedida e outra repleta de perigos.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, um limpa contato elétrico de qualidade deve levar em conta, além do desempenho, também a saúde do usuário, o respeito ao meio ambiente e a segurança durante o uso.

“Já os produtos não seguros costumam utilizar componentes tóxicos, que colocam em risco a saúde do consumidor, causam danos à natureza e podem levar a curtos-circuitos, incêndios e até explosões, comprometendo a segurança patrimonial dos locais onde são aplicados”, ressalta Marcos Pacheco, químico da empresa.

Veja, a seguir, dicas da Quimatic Tapmatic de como avaliar um limpa contato elétrico:

Matérias-primas
A segurança e eficácia de um Limpa Contato Elétrico começa pelos componentes utilizados na fórmula. Um ingrediente que deve ser evitado é o Percloroetileno, reconhecido como componente tóxico e capaz até de causar câncer. Infelizmente, essa substância ainda é bastante utilizada por alguns fabricantes, apenas para deixar o produto mais “barato”, mesmo que ao preço da saúde do usuário.

Propelente
Além de respeitar a saúde do usuário, um limpa contato elétrico fabricado de forma responsável – ou seja, seguro e eficaz – não causa danos ao meio ambiente. Por isso, é importante que o produto não tenha como propelentes CFCs (Cloro Fluor Carbonos) ou CO2 (gás carbônico), substâncias que atacam a camada de ozônio e contribuem diretamente para o aumento do efeito estufa.
Já produtos ecologicamente corretos irão utilizar propelentes com baixa toxicidade e alta pressão de vapor (para uma melhor expulsão do produto da lata, potencializando a limpeza), não nocivos aos usuários e ao meio ambiente.

Não condutividade elétrica
Na limpeza de contatos elétricos, os limpa contatos não inflamáveis são os produtos mais seguros. Isso porque se a instalação elétrica for ligada novamente antes do produto evaporar completamente, não haverá riscos de curtos-circuitos, chamas ou explosões.
Já produtos sem a característica de “não inflamável” não suportam tensões elétricas, oferecendo assim riscos para as instalações se a energia elétrica for religada antes da evaporação total do produto.

Fique atento ao rótulo
Para se certificar sobre as características de um limpa contato elétrico, verifique sempre a composição do produto na embalagem e também exija do fornecedor a ficha de informação de segurança de produto químico, conhecida também pela sigla FISPQ.

Limpa Contato Elétrico Não Inflamável Quimatic Tapmatic
A Quimatic Tapmatic disponibiliza para o mercado o Limpa Contato Elétrico Não Inflamável, que não propaga chama e não conduz eletricidade em tensão de até 2.000 Volts. Além de ser isento de Percloroetileno, o produto utiliza propelente mais amigável ao meio ambiente: um gás liquefeito que também contribui para a limpeza, ajudando na remoção de gordura e sujeira das conexões elétricas. Para mais informações sobre o produto, acesse: https://www.quimatic.com.br/produtos/manutencao-e letrica/limpador-de-contatos-eletricos-nao-inflamavel/