Covestro e LANXESS atuam em conjunto para produzir matérias-primas mais sustentáveis, com menor pegada de  CO²

  • As duas empresas chegam a acordo sobre a produção dos principais produtos químicos de base
     
  • Em suas plantas de eletrólise na região alemã da Renânia do Norte-Vestfália, a Covestro usa eletricidade com certificados de origem hidrelétrica 
     
  • A cooperação reduz as emissões de CO2 em até 120.000 toneladas por ano

São Paulo, 30 de janeiro de 2023 – Para tornar sua produção mais amigável em relação à questão climática, as empresas químicas Covestro e LANXESS estão cooperando na fabricação de produtos químicos básicos que requerem uso intensivo de energia, em suas unidades localizadas no Baixo Reno, na Alemanha. A LANXESS obtém cloro, soda cáustica e hidrogênio das instalações da Covestro em Leverkusen e Krefeld-Uerdingen, que são certificadas pelo ISCC PLUS. A Covestro está fabricando cerca de um terço do volume de produtos que fornece à LANXESS usando energia hidrelétrica com garantias de origem. 

“A Covestro busca o objetivo de converter completamente sua produção, passando a usar eletricidade de fontes renováveis, dentro de seu caminho para alcançar a neutralidade climática operacional em 2035”, diz o Dr. Klaus Schäfer, diretor de tecnologia da Covestro. “Um foco particular é a produção intensiva de energia, a partir de matérias-primas básicas. Em cooperação com a LANXESS, em nossas plantas de eletrólise na Renânia do Norte-Vestfália (região da Alemanha), usamos energia de maneira proporcional, o que nos permite reduzir nossas emissões em até 120.000 toneladas métricas de CO2 por ano.” 

“O projeto com a Covestro é um importante alicerce para tornar toda a nossa cadeia de valor neutra em termos climáticos. Ao adquirir matérias-primas com uma pegada de carbono reduzida para fabricar nossos produtos, poderemos diminuir nossas emissões indiretas em até 120.000 toneladas métricas de equivalentes de CO2 por ano”, afirma o Dr. Hubert Fink, membro do Conselho de Administração da LANXESS. Com sua Iniciativa Cadeia de Valor Zero Líquido, a empresa de especialidades químicas planeja eliminar as emissões de Escopo 3 dentro de sua cadeia de suprimentos até 2050. Isso inclui emissões indiretas, como a das matérias-primas adquiridas, e também logística e descarte. Para as emissões de Escopos 1 e 2, a empresa pretende ser neutra em termos climáticos até 2040. “Com esse programa, estamos dando o próximo passo em direção a um portfólio de produtos neutros em termos climáticos e também apoiamos nossos clientes, que estão, cada vez mais, procurando soluções sustentáveis”, diz Fink. 

Cloro, soda cáustica e hidrogênio são básicos para muitos produtos na indústria química. No entanto, sua produção é muito intensiva em energia. A LANXESS utiliza as matérias-primas fornecidas pela Covestro, por exemplo, para produtos utilizados nas indústrias alimentícia e agrícola. 

A Covestro produz as três matérias-primas básicas em suas unidades da Renânia do Norte-Vestfália, em Leverkusen, Krefeld-Uerdingen e Dormagen. As duas primeiras já foram certificadas para o padrão ISCC PLUS, reconhecido internacionalmente para a produção de cloro, insumo estratégico, e isso também está sendo planejado para ser alcançado também pela unidade de Dormagen em um futuro próximo. A correta alocação da energia elétrica para a fabricação dos produtos é assegurada por meio dessa certificação, e o uso das energias renováveis é comprovado por certificados de origem na Agência Federal do Meio Ambiente. 

Declarações prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto a, e nenhuma confiança deve ser colocada sobre, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste presente, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste presente, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos oficiais de tal pessoa, os diretores ou funcionários aceitam qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

Informações para editores:
Todos os comunicados de notícias da Lanxess e as fotos que acompanham podem ser encontrados aqui. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em aqui.

Você pode encontrar mais informações sobre a LANXESS em aqui.
Siga a LANXESS no TwitterFacebookLinkedIn e no YouTube.