Cresce a preocupação do Cesiq com a crescente queda na utilização da capacidade instalada do setor

O atual ritmo de atividade da indústria química, que hoje gira em torno de 60% da capacidade instalada, coloca em risco, na visão do Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq), a sobrevivência de empresas do setor, o que pode ocasionar dificuldades para as mais diversas cadeias produtivas e impactar negativamente o nível de emprego. Na Bahia, por exemplo, dez indústrias químicas encerraram suas atividades entre 2013 e 2022, levando a uma perda de 6 mil postos de trabalho. Estudo realizado pela Abiquim revela que cerca de 2 mil linhas de produtos químicos foram descontinuadas nos últimos anos.

O preço do gás natural praticado no País e a crescente importação, tanto de produtos químicos como de produtos acabados, são os principais obstáculos enfrentados pela indústria química. Atualmente, o gás natural é comercializado no País pelo preço médio de US$ 14 por milhão de BTUs, contra US$ 4 no mercado internacional. As importações de produtos químicos batem recorde, ano após ano. Somente no primeiro semestre de 2023, o Brasil importou, segundo dados da Abiquim, US$ 31,2 bilhões em produtos químicos.

O setor, segundo o Cesiq, tem tecnologia e condições para elevar a produção e ganhar competitividade, desde que sejam criadas condições para tornar atrativos os investimentos na indústria química. A expectativa do Cesiq é de que o governo federal, que está ciente das dificuldades que o setor enfrenta, estabeleça um caminho para uma solução, como a elevação de tarifas de importação de determinados produtos e a redução do preço do gás natural a ser utilizado como matéria-prima. Na reunião, realizada em 23 de agosto e que contou com a participação do presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, também foram analisadas as perspectivas da indústria com a reforma tributária. Outros temas do encontro foram o lançamento de um site, em fase final de elaboração pelo Sinproquim e outras entidades, com informações sobre a destinação de óleos combustíveis usados ou contaminados, e a realização de workshop sobre os benefícios e técnicas para a extensão da validade de produtos químicos de uso industrial. O evento, que tem o apoio de várias entidades, entre as quais o Cesiq, será realizado no dia 4 de outubro. O Conselho é formado pelos presidentes dos sindicatos da indústria química dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.