A importância da indústria química no Marco Legal do Saneamento

A importância da indústria química no Marco Legal do Saneamento

O atendimento às metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento de garantir o acesso de 99% da população brasileira à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto, até 2033, elevará substancialmente a demanda por produtos químicos usados em tubulações e no tratamento de água, impactando toda a cadeia produtiva. As estimativas são de que os investimentos em saneamento básico chegarão a R$ 700 bilhões até 2033.

Para dimensionar o incremento sobre a demanda de produtos químicos e planejar ações pela indústria para garantir o atendimento a essas metas, o Sinproquim, o Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) e a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) promoverão um webinar no dia 18 de novembro de 2021. O evento, que será realizado de forma on-line das 9h30 às 12 horas, reunirá vários especialistas no tema. As inscrições são gratuitas.

Programa

9h30
Abertura
Nelson Pereira dos Reis, presidente do Sinproquim e membro do Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq).

9h35
Cenário do saneamento no Brasil: desafios e oportunidades
Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil

09h55
Produtos químicos para tratamento de água e de efluentes
José Eduardo Gobbi, Chief Visionary Officer (CVO) da Proag Consultoria e Engenharia Sanitária e Ambiental.

10h15
Planos de ação para o atendimento às metas do Marco Legal do Saneamento
Percy Soares Neto, diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon).

10h45
Tecnologias para tratamento de água
Estela Testa, presidente do Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico (SINDESAM).

11h05
Impacto dos investimentos em saneamento sobre a cadeia de fornecedores
Luana Siewert Pretto, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas).

11h25
A importância do novo Marco Legal do Saneamento para o setor industrial
Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

11h45
Encerramento
Maurício Parolin Russomanno, Presidente do SINÁLCALIS e do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados.

Não perca essa oportunidade.

Data

18 nov 2021
Expired!

Tempo

09:30 - 12:00