WEBINAR – As boas práticas para a revalidação e o reteste de produtos químicos

WEBINAR – As boas práticas para a revalidação e o reteste de produtos químicos

A revalidação e o reteste de produtos químicos de uso industrial podem gerar, além de redução de custos e economia de energia, um expressivo ganho ambiental ao reduzir potencialmente o volume de descarte de resíduos. Essas técnicas já são aplicadas em países da Europa, da América do Norte e da Ásia, mas há falta de uma legislação específica que autorize a prática no Brasil.

O Grupo de Trabalho de Política Pública para Retestes e Revalidações de Produtos Químicos, criado pelo Sinproquim com o apoio da Fiesp, tem discutido formas e caminhos para possibilitar a revalidação ou o reteste de produtos químicos de uso industrial no País, garantindo segurança jurídica às empresas. Uma das ações do GT é a criação de Diretrizes de Boas Práticas para Ampliação do Ciclo de Vida de Produtos Químicos.

Para discutir o tema, o Sinproquim promoverá um webinar com a participação de representantes de empresas associadas e entidades apoiadoras do Movimento Menos Resíduos, fundado pela professora Luciana Oriqui, PhD em Engenharia Química, pesquisadora premiada e autora do livro “Shelf life para a indústria química”. No evento, serão detalhadas as técnicas de revalidação e reteste de produtos químicos e apresentado o grupo de trabalho que desenvolverá Diretrizes de Boas Práticas.

Apresentação: Luciana Rodrigues Oriqui

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, sócia-diretora da Circular Químicos.

 

Data

24 mar 2022
Expired!

Tempo

10:00 - 12:00