Revalidação ou reteste de produtos químicos. O que é mais viável para o setor?

Revalidação ou reteste de produtos químicos. O que é mais viável para o setor?

Uma quantidade considerável de produtos químicos que poderia ser utilizada ou reaproveitada em processos industriais é descartada diariamente no Brasil, causando perdas econômicas, de recursos naturais e de energia, além dos potenciais impactos ambientais negativos. Esse descarte ocorre em virtude do vencimento da data de validade, estabelecida pelos fabricantes como referência para o uso dos produtos. Em vários outros países, não há essa obrigatoriedade e a extensão do uso do produto químico é, em geral, permitida.

Há muitos produtos químicos que mantêm suas características e propriedades, mesmo após o término do prazo de validade. Tanto que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) criou um grupo de trabalho, que tem a participação do Sinproquim, para discutir exatamente a validade dos produtos químicos, visando a extensão do seu uso ou reaproveitamento.

Luciana Rodrigues Oriqui

A revalidação ou o reteste de produtos químicos é o tema do webinar que será promovido pelo Sinproquim em 06 de agosto de 2021. A apresentação será realizada por Luciana Rodrigues Oriqui, doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, e sócia-diretora da Circular Químicos, empresa que tem como foco estudos e técnicas para viabilização da extensão da validade de produtos químicos.

 

Gloria Benazzi

O evento contará com a participação de Gloria Benazzi, assessora do Sinproquim.

 

Data

06 ago 2021
Expired!

Tempo

10:00 - 11:55

Mais Informações

Inscreva-se
Inscreva-se