Diretor-executivo do Sinproquim é nomeado para a diretoria do Departamento Sindical da Fiesp

O diretor-executivo do Sinproquim, Renato Endres, foi nomeado como diretor do Departamento Sindical (Desin) da Fiesp. O Desin tem como objetivo fortalecer os sindicatos patronais filiados à Fiesp, agregando conhecimento aos sindicatos, por meio da disponibilização de informações, produtos e serviços que os aproximem de sua base de empresas, melhore sua representatividade e promova o associativismo. O diretor jurídico do Sinproquim, Enio Sperling Jaques, é diretor titular adjunto do Desin.

O Departamento tem foco na condução de negociações coletivas, oferecendo aos sindicatos filiados e indústrias não representadas por sindicatos (categorias inorganizadas) normas coletivas com segurança jurídica e aptas a atender requisitos de compliance.  Também presta serviço de avaliação de enquadramento sindical, gratuito e disponível a todas as empresas, além de assessoria jurídica aos sindicatos filiados em temas relacionados ao Direito do Trabalho e Sindical, bem como análise dos estatutos, acompanhamento de criação e alteração de entidade, além de toda legislação pertinente ao tema.