Em nota oficial, Fiesp afirma que elevação da taxa Selic refreia ainda mais a atividade econômica

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) emitiu nota oficial sobre a elevação da taxa Selic, que aumentou de 9,25% para 10,75%. Para a Fiesp, o novo patamar da Selic incomoda, e muito, já que a inflação que visa combater não apresenta um perfil condizente para um tratamento exclusivo via aumento dos juros. “Mas deveriam incomodar muito mais as razões que movem o Copom a refrear a atividade econômica já combalida.”

A entidade afirma na nota que questões conjunturais, em geral de curto prazo e que definem as ações monetárias do Banco Central (BC), não devem sobrepor-se às razões estruturais que influenciam a economia nacional. “Para tanto, além de reconhecer as virtudes do setor primário e sua importância para a economia brasileira, é preciso também almejar o mesmo dinamismo para o setor industrial.” A Fiesp ressalta que a expansão da renda e a geração de empregos de qualidade são características da indústria de transformação, com impactos positivos generalizados, do agronegócio aos serviços, e que é preciso pensar para além do Copom.