ENGIE fornece à LANXESS eletricidade verde

• Concluídos contratos de fornecimento total para unidades alemãs e belgas, com um volume de 1.400 GWh; mais da metade disso é composta por eletricidade verde, gerada em parques eólicos e solares
  • Pegada de carbono da LANXESS foi reduzida em 33.000 toneladas métricas por ano
  • Fornecimento para as unidades de Bergkamen, Bitterfeld, Brilon, Brunsbüttel, Mannheim e Antuérpia

São Paulo, 14 de fevereiro de 2023 – A empresa de especialidades químicas LANXESS e a companhia de energia ENGIE concluíram contratos de fornecimento total de energia, com um volume de 1.400 GWh, para unidades na Alemanha e na Bélgica. Mais da metade será coberta por contratos corporativos de compra de energia (cPPAs), com garantia de origem para energia verde. Esse contratos vão de janeiro de 2023 até o final de 2025.

A eletricidade para os cPPAs será proveniente de dezessete parques eólicos e quatro parques solares localizados na Alemanha. Ao combinar diferentes tecnologias e localizações, a geração a partir de fontes de energia renováveis pode ser melhor adaptada ao perfil de consumo da LANXESS. Por exemplo, os parceiros esperam que as energias renováveis representem 50% da eletricidade total utilizada. Isso reduzirá a pegada de carbono da LANXESS em 33.000 toneladas métricas por ano. Para uma comparação, a pegada de CO2 por pessoa por ano na Alemanha é de cerca de 11 toneladas métricas.

A eletricidade será fornecida a cinco unidades da LANXESS na Alemanha: Bergkamen, Bitterfeld, Brilon, Brunsbüttel e Mannheim. Na Bélgica, a eletricidade vai para as duas unidades da LANXESS, em Lillo e Kallo, na área portuária de Antuérpia.

“A eletricidade verde em nossa produção também torna nossos produtos mais sustentáveis – e, portanto, mais atraentes para nossos clientes”, afirma Rolf Kettner, Head de Aquisição de Energia da LANXESS.

O novo contrato de fornecimento contribui para o plano da LANXESS de se tornar neutra para o clima até 2040 na produção (Escopo 1) e em fontes de energia (Escopo 2). Entre outros pontos, o grupo de especialidades químicas planeja alterar seu fornecimento de energia global para energias renováveis na próxima década. Em agosto de 2022, a LANXESS também anunciou sua intenção de tornar toda a sua cadeia de valor neutra em termos climáticos até 2050 (Escopo 3).

“Agora temos o prazer de apoiar a LANXESS em seu caminho para a neutralidade climática também na Alemanha e na Bélgica, com um contrato de fornecimento de energia verde. Ao combinar parques eólicos e solares, podemos tornar a energia verde ainda mais disponível para nossos clientes”, diz Julia Schlafmann, Originator Sênior na ENGIE. A empresa é um dos principais fornecedores de PPAs (Power Purchase Agreements, contratos de longo prazo de compra de energia, entre um gerador de eletricidade e um cliente) em todo o mundo e um dos três principais proprietários de portfólio de parques, com um volume de mais de dois terawatts-hora.

Declarações prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto a, e nenhuma confiança deve ser colocada sobre, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste presente, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste presente, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos oficiais de tal pessoa, os diretores ou funcionários aceitam qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.