Fiesp entrega a candidatos à Presidência da República sugestões para a recuperação econômica do País

Um conjunto de diretrizes para recuperar o crescimento econômico sustentado e encaminhar soluções estruturais para a economia brasileira está sendo entregue aos candidatos que disputam a eleição para Presidente da República. O documento, elaborado pela Fiesp e Ciesp, defende a adoção de políticas industriais modernas, que têm sido cada vez mais implementadas por grandes economias do mundo. As entidades sustentam que um novo consenso, baseado nas experiências internacionais que levam em conta as mudanças tecnológicas e a sustentabilidade, recoloca o setor industrial como o motor da retomada econômica e afirmam que o Brasil precisa acompanhar essas mudanças, sobretudo para rever o processo de desindustrialização e baixo crescimento.

Dividido em tópicos, o documento reúne propostas em relação ao ambiente econômico, reforma tributária, política industrial, inovação e tecnologia, comércio exterior, infraestrutura, educação, política social, construção civil e habitação, agronegócio, economia verde, modernização trabalhista e segurança jurídica. Em relação à reforma tributária, a Fiesp e o Ciesp defendem a instituição, de maneira ampla, homogênea e isonômica, do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), inserido em um programa de crescimento que assegure a neutralidade da arrecadação em alguns anos, além de não onerar a produção, as exportações e o investimento.

A entrega do documento está sendo realizada em encontros com os pré-candidatos na sede da Fiesp com a participação de diretores, conselheiros, sindicatos e associados das entidades.