Fiesp faz pesquisa sobre impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia nos preços e na oferta

Com o início da guerra, em 24 de fevereiro, houve alta dos preços das principais commodities e de insumos industriais no mercado internacional, com o pico sendo registrado em 8 de março. A partir dessa data, houve recuo nos preços, mas em alguns casos permanecem maiores do que antes do início do conflito. Pesquisa realizada pela Fiesp, mostra que 43% das empresas sentiram o impacto dos preços em março e que 33% esperam algum impacto em abril. A guerra também gerou impactos na oferta, com 29% das empresas relatando dificuldades em março, enquanto 36,6% esperam algum efeito negativo no mês de abril.

A pesquisa, realizada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, detalha o impacto da guerra nas principais matérias-primas, como petróleo, nafta, minério de ferro e aço, entre outras. Foram ouvidas 131 empresas.