Finep abre linha de R$ 50 milhões para incentivar o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) abriu chamada pública, no valor de R$ 50 milhões, para incentivar o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, como o bioquerosene para aviação, biometano, biodiesel e hidrogênio verde. Obtido a partir da eletrólise da água, o hidrogênio verde é considerado uma das principais alternativas para uso pela indústria química e por outros setores.

Obtidos a partir de matérias-primas sustentáveis ou de resíduos, os “combustíveis verdes” reduzem as emissões de poluentes e de gases de efeito estufa. Podem participar da chamada empresas brasileiras de qualquer porte, individualmente ou em parceria com outras empresas brasileiras. Instituições científicas e tecnológicas somente poderão participar como prestadoras de serviços para as empresas proponentes ou coexecutoras. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).