Governança descomplicada para pequenas e médias empresas é o foco central da consultoria Mirante

Alavancar o valor de uma empresa com a implantação de um sistema de governança descomplicado, que não engesse as operações e possibilite agilidade nas decisões, é o objetivo da consultoria Mirante. Constituída pelos engenheiros químicos José Lucas Freire e Marco Antonio Medeiros, e pelo administrador de empresas Marco Alves, todos com experiência acumulada em indústrias de diferentes portes, a Mirante tem como foco principal o segmento de pequenas e médias empresas. Na opinião dos consultores, há um desconhecimento nesse segmento sobre os benefícios a serem obtidos com a implantação de um sistema de governança, dando início à jornada ESG (meio ambiente, social e governança).

Entre esses benefícios estão o aumento da confiança dos stakeholders pela melhoria da transparência, o que proporciona ganhos de imagem e do valor da empresa; maior resiliência frente aos desafios econômicos, operacionais e conjunturais; maximização da rentabilidade e aumento da eficiência operacional. “Nossa proposta é traçar um mapa de risco, identificar oportunidades e definir prioridades, sempre respeitando os valores e a cultura do cliente”, afirma Lucas Freire. Segundo ele, empresas que não enxergarem a importância de um sistema de governança para os seus negócios correm o sério risco de se tornarem obsoletas.