Governo autoriza o início das operações de crédito pelo Pronampe a partir de 25 de julho

As instituições financeiras que participam do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foram autorizadas pelo Ministério da Economia a dar início às operações de concessão de crédito pelo programa, a partir de 25 de julho. As estimativas são de que o Pronampe movimente entre R$ 30 bilhões e R$ 40 bilhões em créditos, até dezembro. A taxa de juros prevista gira em torno de 20%, correspondente à variação da Selic, mais 6% ao ano.

O valor do empréstimo pode chegar a até 30% da receita bruta anual da empresa, calculada com base no exercício anterior ao da contratação. Para empresas com menos de um ano, o limite do empréstimo será de até 50% do capital social ou de até 30% da média da sua receita bruta mensal desde o início de suas atividades.