Indústria brasileira perde mais uma posição no ranking mundial de produção e de exportações

A produção da indústria brasileira recuou de 1,31% em 2020 para 1,28% no ano passado, segundo dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). Com a queda, o Brasil foi ultrapassado pela Turquia e caiu para a 15ª posição no ranking mundial. Em exportações, a fatia da participação do País cresceu de 0,77% em 2020 para 0,81% no ano passado. Mesmo assim, o Brasil deverá cair para a 31ª posição, perdendo espaço para a Indonésia.

O Brasil se manteve entre os dez maiores produtores industriais do mundo até 2014. Mas, com a recessão de 2014 a 2016 e a desvalorização do real, perdeu posições para o México e a Indonésia; tendo sido ultrapassado em 2018 por Taiwan e Rússia.

Os dados constam do estudo Desempenho da Indústria no Mundo, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a entidade, o desempenho da indústria de transformação brasileira em 2021 reflete a perda de competitividade do País nos últimos anos. O estudo analisou os 11 principais parceiros comerciais do país: Alemanha, Argentina, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Países Baixos e Reino Unido. Entre eles, a China registrou o melhor desempenho na produção e na exportação de bens industriais.