Indústria está mais otimista em relação a 2024, aponta pesquisa da CNI realizada com 1.271 empresas

Índices calculados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram mais otimismo da indústria em relação a 2024. O índice referente às expectativas futuras sobre o desempenho do setor nos próximos seis meses subiu para 55,7 pontos. Houve também aumento em relação às expectativas para a economia brasileira no primeiro semestre deste ano. Em dezembro, o quadro era de pessimismo, com índice de 46,3 pontos. Em janeiro, houve uma inversão, com o índice chegando a 50,1 pontos, o que aponta para uma visão mais otimista.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é calculado mensalmente pela CNI. O indicador varia de 0 a 100, com uma linha divisória de 50 pontos, valores abaixo dessa linha representam falta de confiança dos empresários e acima apontam confiança. Foram entrevistadas 1.271 empresas, entre 4 e 10 de janeiro.