LANXESS conclui aquisição do negócio de controle microbiano da IFF

Companhia passa a ser um dos maiores fornecedores mundiais de produtos de controle microbiano e biocidas

São Paulo, 01 de julho de 2022 – A empresa de especialidades químicas LANXESS concluiu a aquisição da unidade de negócios de controle microbiano do grupo americano International Flavors & Fragrances Inc. (IFF).
Com o fechamento da transação, que foi anunciada em agosto de 2021, a LANXESS se torna um dos maiores fornecedores mundiais de produtos de controle microbiano. A empresa de especialidades químicas está aumentando significativamente seu portfólio de ingredientes ativos antimicrobianos e formulações para proteção de materiais, conservantes e desinfetantes e está fortalecendo sua presença global, especialmente nos Estados Unidos. A LANXESS pagou um preço de compra preliminar de aproximadamente US$ 1,3 bilhão pela aquisição.
“Com essa operação, recebemos mais um grande impulso para o nosso segmento de Consumer Protecction. Essa unidade logo se tornará nosso segmento mais forte e, portanto, trata-se de um marco muito importante no caminho para tornar a LANXESS ainda mais estável e lucrativa”, disse Matthias Zachert, presidente da Diretoria Global da LANXESS AG.
“Estamos satisfeitos por ter mais de 250 novos funcionários altamente qualificados e agora estamos concentrando todos os nossos esforços na rápida integração do negócio recém-adquirido.”
Com o fechamento da transação, a LANXESS adiciona dois locais de produção à sua rede em St. Charles (Louisiana) e Institute (West Virginia), ambos nos Estados Unidos. O novo negócio será integrado à unidade de negócios Material Protection Products da LANXESS.
Complemento perfeito para o negócio de Material Protection “Ao combinar a LANXESS e os negócios adquiridos, agora estamos construindo uma plataforma de produtos e tecnologia forte e ampla para controle microbiano e biocidas, de ingredientes ativos a formulações poderosas. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes soluções adicionais orientadas para a aplicação e fortalecer nossa cadeia de valor”, disse Michael Schaefer, chefe da unidade de negócios Material Protection Products. “O negócio de controle microbiano também nos dá

acesso a novas tecnologias e melhora nossa posição regulatória, por meio de registros adicionais.”

Novo portfólio forte e bem diversificado
A aquisição traz substâncias ativas biocidas estratégicas, um grande pacote de registro e marcas fortes, que se encaixam perfeitamente no portfólio de controle microbiano da LANXESS.
A companhia também está fortalecendo sua posição como líder global na área de preservação industrial e como um dos maiores fornecedores de conservantes à base de isotiazolinonas. Seus produtos Preventol, combinados com as marcas recém-adquiridas Kathon, Bioban e Rocima, formam um dos portfólios mais amplos para tintas e revestimentos, materiais de construção, preservação de madeira, couro e plásticos, para preservação em estado úmido e filme seco.
A LANXESS ainda adiciona ao seu portfólio a tecnologia à base de prata e oferece agora uma solução completa para o tratamento antimicrobiano de têxteis. Os produtos à base de íons de prata conhecidos sob a marca Silvadur previnem ou reduzem odores em fibras naturais ou sintéticas.
A empresa também se beneficia da adição do Fenoxietanol ao seu já grande portfólio de cuidados pessoais e conservantes domésticos. O fenoxietanol é um pilar adicional para a estratégia de Consumer Protection da companhia, além das isotiazolinonas e do benzoato de sódio, permitindo oferecer soluções personalizadas aos clientes para que adaptem sua preservação aos crescentes desafios regulatórios.