LANXESS expande a linha de compostos flowcore da Tepex

  • Compósitos termoplásticos ideais para o processo de moldagem por compressão
  • Alternativas recicláveis ​​aos compósitos para moldagem de chapas (SMCs)
  • Alta resistência à flexão e à rigidez
  • Foco em componentes leves para carros, equipamentos esportivos e bens de consumo

São Paulo, 25 de abril de 2022 – Com a linha Tepex, a LANXESS é um dos principais fabricantes de compósitos termoplásticos reforçados com fibra para componentes estruturais leves e altamente resilientes mecanicamente. A empresa de especialidades químicas oferece uma linha de compósitos chamada Tepex Flowcore, voltada para inúmeras variações do processo de moldagem por compressão. Essa linha de produtos foi agora expandida e otimizada. Os novos compósitos são projetados como alternativas aos compostos de moldagem de chapas termofixas (SMCs). Oferecendo desempenho mecânico semelhante, são muito mais fáceis de reciclar do que os SMCs, além de serem fáceis de processar porque são moldados apenas por meios térmicos.

“Estamos visando ao Tepex Flowcore principalmente em grandes componentes de painéis sob a carroceria e em compartimentos de carga para carros, mas também em componentes como grandes invólucros e tampas de bateria”, diz Sabrina Anders, gerente de projeto do Tepex Flowcore na unidade de negócios de High Performance Materials da LANXESS. O Tepex Flowcore já provou seu valor na produção em série, como em um para-choque para um sedã médio de uma montadora japonesa.

Uma gama versátil

Os novos compósitos em forma de placa são oferecidos com uma matriz à base de polipropileno, poliamida 6, poliamida 12, poliuretano termoplástico ou policarbonato retardante a chamas. A matriz é reforçada com fibras longas em vez das fibras contínuas encontradas no Tepex Dynalite. Estas têm até 50 milímetros de comprimento e são distribuídas por toda a matriz. O Tepex Flowcore é oferecido com reforço de fibra de vidro ou carbono.

Propriedades mecânicas quase isotrópicas

Em condições de processamento adequadas, os componentes feitos com os novos materiais leves podem exibir quase a mesma rigidez à flexão que seus equivalentes na linha Tepex Dynalite e têm resistências muito maiores do que os materiais moldados por injeção, que geralmente são reforçados com fibras curtas. Dependendo do método de processamento e design do componente, as fibras podem ser dispostas em uma direção preferencial ou completamente aleatória. “Os componentes podem ser projetados de forma que exibam propriedades mecânicas quase-isotrópicas; em outras palavras, quase de forma idêntica em todas as direções”, explica Anders.

Várias opções de processamento

Os novos compósitos são extremamente versáteis em termos de como podem ser processados. Por exemplo, eles podem ser moldados por compressão com ferramentas padrão para termoplásticos reforçados com fibra longa ou fibra de vidro (LFTs e GMTs, respectivamente). Eles também podem ser usados ​​com sistemas e ferramentas SMC existentes. “Eles têm características de fluxo tão boas que áreas delicadas de componentes, como estruturas nervuradas, podem ser reproduzidas com grande precisão, e as paredes podem ser feitas muito finas”, diz Anders. O Tepex Flowcore e o Tepex Dynalite também podem ser usados ​​juntos em processos de moldagem por compressão, demonstrando excelente adesão entre si devido à sua matriz polimérica idêntica. “Isso abre a oportunidade de usar o Tepex Dynalite para reforçar áreas de componentes específicos sob tensões particularmente altas e, ao mesmo tempo, integrar recursos como guias e montagens de maneira econômica com o Tepex Flowcore. Outro benefício é que o fabricante  obtém todos esses produtos semi-acabados compostos de um só lugar, em vez de ter que combinar materiais de diferentes fabricantes”, acrescenta Anders.

Os novos compósitos também são adequados para o processo de moldagem híbrida. Isso envolve a sua formação em uma ferramenta de moldagem por injeção. A produção do suporte de pára-choques para o sedã japonês foi um passo além. Esse componente estrutural foi feito de Tepex Flowcore e Tepex Dynalite, sobremoldado com um composto de poliamida 6 da marca Durethan.

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