LANXESS lança tratamento sustentável de água por meio de matérias-primas renováveis

▪ Companhia complementa portfólio com três resinas de troca iônica catiônica e duas aniônicas, ambas de base fraca, da linha de produtos LANXESS Lewatit
▪ As resinas são produzidas com 90% de matéria-prima renovável
▪ Uso é destinado para tratamento sustentável de água doméstica e comercial
▪ Adições ao portfólio carregam a marca de sustentabilidade da LANXESS Scopeblue

São Paulo, 09 de novembro de 2022 – Além de seu portfólio convencional de resinas de troca iônica produzidas a partir de matérias-primas fósseis, a empresa de produtos químicos LANXESS agora também está oferecendo produtos baseados em matérias-primas renováveis seguindo a abordagem de equilíbrio de massa. A nova família de produtos engloba inicialmente três resinas de troca iônica catiônica e duas aniônicas ambas de base fraca.


A LANXESS pretende tornar toda a sua cadeia de suprimentos neutra em termos climáticos até 2050. A mudança para matérias-primas sustentáveis desempenha um papel central nisso. “Com nossas novas resinas de troca iônica baseadas em matérias-primas sustentáveis, estamos dando mais um passo nesse caminho. Além disso, estamos ajudando nossos clientes a atingir suas metas climáticas”, diz Bettina Blottko, Head da unidade de negócios de Tecnologias de Purificação Líquida da LANXESS.


Resinas catiônicas fracas (WAC) carregam marca guarda-chuva de sustentabilidade Scopeblue
As três novas resinas catiônicas fracas (WAC) têm uma pegada de carbono até 67% menor que os tipos convencionais e consistem em mais de 90% de matérias-primas renováveis. De acordo com a abordagem de equilíbrio de massa, elas são quimicamente idênticas aos produtos convencionais e são produzidos nas mesmas plantas usando os mesmos processos.

Os novos produtos agora incluídos no portfólio Lewatit são comercializados sob a marca guarda-chuva de sustentabilidade LANXESS, a Scopeblue, criada para produtos que exibem um teor de matéria-prima renovável acima de 50% ou oferecem uma pegada de carbono inferior à metade de suas contrapartes tradicionais, feitas a partir de matérias-primas convencionais. As novas variantes Scopeblue dos produtos conhecidos Lewatit S 8227, Lewatit S 8229 e Lewatit CNP P, que são aplicadas principalmente no abrandamento parcial da água potável, na verdade atendem a ambos os critérios, já que mais da metade da massa seca de cada uma dessas resinas acrílicas se origina do acrilonitrilo, que pode ser obtido a partir do talóleo (licor negro) por meio do balanceamento em massa. Este subproduto da produção de celulose é, então, convertido em propileno e reage com amônia, que é formada pela redução de nitrogênio atmosférico com hidrogênio “verde”.


A LANXESS também começou, recentemente, a produzir resinas de troca iônica aniônicas de base fraca (WBA) – Lewatit MP 62 WS e Lewatit S 4528 – com base em estireno produzido de forma sustentável. Estes são usados principalmente no tratamento de fluxos de águas residuais e processos químicos, bem como na indústria alimentícia. Devido às vias de síntese mais complexas, a porcentagem de matérias-primas convencionais no produto final não pode ser reduzida na mesma medida para essas resinas que as resinas WAC. “Como cada aumento percentual na sustentabilidade alcançado e cada tonelada de emissões de CO2 economizadas são melhorias, a LANXESS está demonstrando que essas resinas, também, que possuem ‘Eco’ em seu nome, foram produzidas usando matérias-primas sustentáveis, bio-baseadas ou recicladas”, diz o Dr. Stefan Neufeind, chefe de Marketing Técnico da unidade de negócios de Tecnologias de Purificação Líquida da LANXESS.


Balanceamento em massa – transparente e certificado As matérias-primas renováveis ou baseadas em resíduos são alocadas às quantidades correspondentes de produtos sustentáveis, utilizando o método de balanceamento de massa. Para fabricar produtos equilibrados em massa, matérias-primas ou precursores comprovadamente sustentáveis são implantados e alocados em produtos selecionados, utilizando um método contábil especial. Isso permite que as matérias-primas renováveis sejam integradas nas cadeias de produção e suprimentos existentes.

A fábrica de produção das resinas produzidas de forma sustentável em Leverkusen, na Alemanha, e os produtos balanceados em massa são previamente certificados. No caso das resinas de troca iônica, a certificação de acordo com a ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification) demonstra que os critérios para um equilíbrio confiável são atendidos e aplicados corretamente. Os clientes podem, portanto, ter certeza de que a quantidade de resinas sustentáveis oferecidas corresponde apenas ao volume equivalente de matérias-primas sustentáveis utilizadas.


Tratamento sustentável de água tanto em casa quanto em comércios
Uma área importante de aplicação para resinas WAC são os cartuchos para filtros de água, que são usados principalmente para produzir água parcialmente abrandada na preparação de, por exemplo, bebidas quentes como café e chá. Sistemas de filtro como estes são usados tanto em casa quanto em comércios.


A resina de troca iônica é de longe a maior proporção da massa desses cartuchos. O alto nível de sustentabilidade das resinas Scopeblue, portanto, tem um grande impacto no desempenho de sustentabilidade de produtos finais orientados ao consumidor, como os cartuchos acima mencionados. “As novas resinas de troca iônica ajudam nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade.


Além disso, essa sustentabilidade aprimorada pode ser alavancada como uma vantagem competitiva ou anunciada como valor agregado”, diz Neufeind.


A LANXESS planeja ter outras resinas certificadas para o ISCC PLUS e incluídas no portfólio de produtos Scopeblue/Eco.


Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre produtos da Liquid Purification Technologies no site da https://lanxess.com/en/Products-and-Brands/Brands/Lewatit.


Você também pode encontrar informações mais detalhadas, especialmente sobre as resinas de troca de íons sustentáveis, no folheto intitulado “Trocadores de íons produzidos de forma sustentável – pequenas contas de resina climática”.