LANXESS: Meta de tornar toda a cadeia de valor neutra para o clima

• Meta de Escopo 3: emissões indiretas na cadeia de valor upstream e downstream serão eliminadas até 2050
  • Iniciativa Science Based Targets aprovada: LANXESS está no caminho de 1,5 grau
  • Foco em matérias-primas sustentáveis, logística verde e produtos neutros para o clima
  • Confirmada meta de neutralidade climática até 2040 para emissões diretas e energia comprada (escopos 1 e 2)

São Paulo, 23 de agosto de 2022 – A empresa de especialidades químicas LANXESS está dando o próximo passo em direção à proteção climática e estabeleceu uma meta para suas emissões de Escopo 3: o Grupo pretende tornar neutras para o clima suas cadeias de suprimentos upstream e downstream até 2050. Isso inclui emissões indiretas, principalmente de matérias-primas compradas, mas também de produtos logísticos e finais. Até 2030, as emissões de Escopo 3 devem ser reduzidas em 40%, em comparação com o ano base de 2015, de 27.000 para 16.500 quilotoneladas de equivalentes de CO2. Para emissões diretas na produção (Escopo 1) e para fontes de energia (Escopo 2), a LANXESS já havia estabelecido, há três anos, a meta de se tornar neutra para o clima até 2040.

As metas climáticas da LANXESS estão alinhadas com o Acordo Climático de Paris. E agora foram aprovadas pela renomada iniciativa Science Based Targets (SBTi). Essa iniciativa conjunta, que reúne a organização de proteção climática CDP (Carbon Disclosure Project), o Pacto Global da ONU, o Instituto de Recursos Mundiais e o Fundo Mundial para a Natureza (World Wide Fund, WWF), validou as metas do Grupo para reduzir suas emissões e aprovou que a LANXESS está ajudando a limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 grau Celsius. Essa temperatura é geralmente considerada o limite para prevenir uma catástrofe climática.

“Para deter as mudanças climáticas, nossas sociedades devem se transformar para atingir a neutralidade climática. Queremos fazer a nossa parte. Nossa meta de nos tornarmos neutros em emissões diretas e fontes de energia até 2040 já é muito ambiciosa. Com as metas adicionais para nossas emissões de Escopo 3, estamos dando o próximo passo, em conjunto com nossos fornecedores e clientes”, disse Matthias Zachert, presidente do Conselho de Administração da LANXESS AG. “A aprovação do nosso compromisso pela SBTi mostra que estamos no caminho certo e responsável.”

“Hoje, a LANXESS se junta à crescente lista de empresas com metas consistentes baseadas na ciência, compatíveis com o limite de aquecimento global a 1,5°C”, disse Luiz Amaral, diretor executivo da Science Based Targets Initiative. “Agora precisamos de mais atores corporativos para estabelecer metas ambiciosas como a LANXESS.”

Estratégia desenvolvida para uma cadeia de suprimentos neutra em relação ao clima

Para atingir suas metas de Escopo 3, a LANXESS lançou o Programa de Cadeia de Valor Zero Líquido (Net Zero Value Chain). Essa estratégia de neutralidade climática em toda a cadeia de valor se baseia em três pilares:

• Matérias-primas sustentáveis: a LANXESS está realinhando sua compra de matérias-primas e tem, cada vez mais, fornecido matérias-primas sustentáveis que são de base biológica (bio-based), recicladas ou produzidas com energias renováveis. Exemplos atuais dessas matérias-primas são o ciclohexano produzido de forma sustentável para plásticos de alto desempenho, sob a marca Durethan, ou polióis de poliéster à base de amido para pré-polímeros, sob a marca Adiprene.
  • Logística verde: A pegada de CO2 tem um peso maior no que se refere à seleção dos meios de transporte de carga. A LANXESS também pretende fazer uso de soluções inovadoras, como “navios verdes” com trens de condução sustentáveis. O melhor planejamento logístico também visa a aumentar a utilização de ativos de transporte, otimizar os modos de transporte de cargas e reduzir a demanda por transporte de cargas.
  • Produtos neutros para o clima: a LANXESS está expandindo sua gama de soluções e produtos neutros para o clima com baixa pegada de CO2. Desde o outono de 2021, esses produtos recebem o selo da marca “Scopeblue”. Exemplos incluem o trimetilolpropano (TMP), sendo que cerca de metade desse produto é feito de matérias-primas sustentáveis, ou o composto Tepex, que é baseado em linho e ácido láctico. No médio prazo, a LANXESS pretende oferecer alternativas de baixo carbono e clima neutro para todos os seus produtos. O objetivo é ter exclusivamente produtos neutros para o clima em seu portfólio até 2050. A empresa também deseja quantificar a pegada de carbono de todos os seus produtos.

“Com o Programa Cadeia de Valor Zero Líquido (Net Value Chain), continuamos avançando na transformação do nosso portfólio de produtos em direção à neutralidade climática. Dessa forma, também estamos apoiando nossos clientes, que estão cada vez mais em busca de soluções sustentáveis”, disse Zachert.