LANXESS realiza o projeto de conscientização ambiental Juntos pelo Clima para 5,2 mil alunos de escolas públicas de São Paulo e Jarinu

  • O Juntos pelo Clima é uma iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa da LANXESS que reafirma o compromisso da companhia com a sociedade e o meio ambiente. 
  • Líder global em proteção climática, a empresa de especialidades químicas realiza, em outubro, atividades lúdicas e interativas para alunos de dez escolas públicas de Ensino Fundamental, como parte de seu programa de cidadania corporativa. 
  • A iniciativa é feita em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, e colaboradores da empresa atuarão como voluntários.
  • As ações envolvem aplicação de tecnologia e incluem cinema 3D, jogo de tabuleiro gigante, planetário inflável (com projeções em 360 graus) e oficina de cultura.
  • A empresa doará kits para um laboratório de química de uma escola estadual da cidade de Jarinu.

São Paulo, 7 de outubro – A indústria de especialidades químicas LANXESS, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios de São Paulo e Jarinu, realizará, de 4 a 31 de outubro, o projeto Juntos pelo Clima. Essa iniciativa é composta por atividades lúdicas e interativas que serão organizadas em dez escolas de Ensino Fundamental e em uma ONG de São Paulo. Um total de 5,2 mil alunos, entre 7 e 11 anos, participará de 11 dias de atividade, nos quais será realizado um total de 66 sessões de circuitos ambientais.

A iniciativa Juntos pelo Clima integra o pilar de Cidadania Corporativa da empresa, que expressa o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente e faz parte de seu objetivo de contribuir com a comunidade e de ter um papel ativo na transformação da sociedade em direção a um mundo mais esclarecido e engajado com a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
 

“O valor dessa ação é despertar a nova geração para a importância da conservação da natureza”, afirma Eliane Siviero, CEO da LANXESS no Brasil. “É uma oportunidade de tratar da temática ambiental, utilizando atividades atraentes, interativas e com a aplicação de tecnologia, com crianças da rede pública de ensino, que muitas vezes conta com poucos recursos”, comenta ainda a CEO. As atividades oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar a compreensão sobre os desafios ambientais e de se comprometer em ser parte da solução, por meio da reflexão sobre seu lugar no planeta.

Colaboradores da empresa serão convidados a atuar como voluntários na organização da iniciativa. Dessa maneira, o projeto também contribui para fortalecer o espírito de voluntariado no time LANXESS, o contato direto com a comunidade e a consciência ambiental e social de todos.

Como parte do Juntos pelo Clima, a LANXESS fará a doação de kits para laboratório de química para a escola estadual E.E. Orlando Zambotto. “Essa iniciativa tem uma simbologia importante, pois mostra o vínculo da nossa empresa com a comunidade, por meio da contribuição da nossa área de atuação, a Química, para a educação. Além disso, visa a estimular, na nova geração, a curiosidade e a motivação para seguir a carreira química, que é tão importante para a nossa sociedade. Afinal, a Química está presente em tudo, por ser base para todas as demais indústrias. Sem ela, não haveria remédios, vacinas, alimentos, cor, textura, tecidos, papéis e assim por diante,” diz a CEO.

O circuito ambiental Juntos pelo Clima está estruturado em quatro oficinas, que serão espaços educativos e lúdicos com apoio de educadores ambientais:

  • Cine 3D Proteção Climática: será apresentado um curta-metragem sobre a proteção às florestas. Os alunos usarão óculos de realidade virtual, tendo uma experiência tecnológica inovadora e uma oportunidade de reflexão.
  • Jogo de tabuleiro gigante: o jogo, conduzido por um educador, apresenta um desafio de reciclagem. Além de estimular o trabalho em equipe, contribuirá para despertar o conhecimento sobre a temática ambiental.
  • Planetário inflável: as crianças participarão de uma experiência imersiva, em um planetário itinerante, feito de lona, de 3,5 metros de altura por 6 metros de diâmetro, que transmitirá, com imagens em 360º, um conteúdo relacionado com a vida na água e sua importância para todo o planeta.
  • Arte e Meio Ambiente: uma atividade cênica sobre temáticas ambientais do dia a dia vai estimular nas crianças a consciência sobre a importância da conservação da natureza.

Cada estação possui em média 15 minutos de duração, sendo necessária uma hora para que cada grupo de alunos complete o Circuito Ambiental. A capacidade de atendimento é de até 80 estudantes por hora, com grupos rotativos de até 20 por estação. Serão realizados seis circuitos por dia, com capacidade de atendimento de 480 alunos por dia. As atividades serão realizadas de manhã (8h30 às 11h) e à tarde (13h30 às 16h30).

Serviço – Juntos pelo Clima

São Paulo

Dias: 4, 5,17 e 31 de outubro 

Onde: 4 escolas públicas e 1 ONG da Zona Sul, localizadas em áreas de extrema degradação ambiental

Escolas: E.E Luis Gonzaga Travassos da Rosa; E.E. Dulce Carneiro; E.E. Luiz Arrobas Martins; E.E. José Hermenegildo Leoni

ONG: Projeto Arrastão

Circuitos ambientais: 30 (6 circuitos em cada dia de atividade)

Público estimado: 2.400 alunos do ensino fundamental

O conteúdo educacional será produzido por educadores ambientais e implementado em parceria com a diretoria de ensino da região Sul de São Paulo. Depois haverá a divulgação desse conteúdo em outras escolas da rede, para ser utilizado em práticas de educação ambiental. As atividades culturais incluirão teatro, cinema, jogos e competições.

Jarinu

Dias: 19, 20, 21, 24, 25 e 26 de outubro

Onde: 6 escolas públicas

Escolas: EMEF Dirney J. Rossi, EMEF Maria Helena, EMEF Mario Covas, EMEF Maria de Lourdes, EMEF Pedro Ferrara, Ginásio de Esportes de Jarinu

Circuitos ambientais: 36 (6 circuitos em cada dia de atividade)

Público estimado: 2.800 alunos do ensino fundamental

O circuito será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Sustentabilidade e Cidadania Corporativa

A sustentabilidade é uma premissa fundamental da LANXESS em todas as suas ações globais e nacionais. Signatária do Pacto Global das Nações Unidas e alinhada com o Acordo Climático de Paris, recentemente a empresa definiu uma meta ambiciosa para suas emissões de Escopo 3: tornar neutras para o clima suas cadeias de suprimento até 2050. As metas da empresa também foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Para emissões diretas na produção (Escopo 1) e para fontes de energia (Escopo 2), a LANXESS já havia estabelecido, há três anos, a meta de se tornar neutra para o clima até 2040.

No final de 2020, a LANXESS foi reconhecida pela quarta vez como líder global em proteção climática pela iniciativa internacional CDP (Carbon Disclosure Program). Na avaliação, a empresa foi incluída na “Lista Clima A” como uma das 270 empresas mais bem avaliadas do mundo, classificando-se entre as 5% melhores entre 5.800 empresas.

Em 2021, a LANXESS ficou em primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Europa, na categoria “Produtos Químicos”, alcançando 87 pontos de um total de 100. No DJSI World, a LANXESS ficou em segundo lugar.

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de 6,1 bilhões de euros em 2021. Atualmente, conta com cerca de 13.200 funcionários, em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos e produtos de proteção ao consumidor. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and Europe) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas
Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto a, e nenhuma confiança deve ser colocada sobre, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste presente, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste presente, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos oficiais de tal pessoa, os diretores ou funcionários aceitam qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.