Tratamento de água sustentável com matérias-primas renováveis

Novas resinas de troca iônica levemente ácidas e básicas da LANXESS da família de produtos Lewatit
• Resinas WAC com 90% de matérias-primas sustentáveis
• Uso para tratamento sustentável de água em áreas domésticas e comerciais.
• As novas opções levam a marca de sustentabilidade Scopeblue
São Paulo, 03 de março de 2023 – Além das resinas de troca iônica baseadas em matérias-primas de origem fóssil, a empresa de especialidades químicas LANXESS agora oferece também resinas produzidas a partir de matérias-primas renováveis, de acordo com o método de balanço de massa. Essa oferta inclui inicialmente três resinas de troca iônica catiônica de ácido fraco e duas aniônica de base fraca.
A LANXESS tem como objetivo tornar toda a sua cadeia de fornecimento neutra em relação ao clima até 2050. A mudança para matérias-primas sustentáveis tem um papel central para isso. “Com nossas novas resinas de troca iônica baseadas em matérias-primas sustentáveis, damos mais um passo nesse caminho. Além disso, ajudamos nossos clientes a atingir suas próprias metas climáticas”, destaca Bettina Blottko, responsável pela unidade de negócios Liquid Purification Technologies da LANXESS.

As resinas WAC carregam a marca de sustentabilidade Scopeblue
As três novas resinas de troca iônica catiônica de ácido fraco (Weak Acidic Cation Exchange Resins, WAC) têm pegadas de CO2 até 67% menores do que os tipos convencionais e são baseadas em mais de 90% de matérias-primas renováveis. Ao mesmo tempo, são quimicamente idênticas aos produtos convencionais e são produzidas nas mesmas instalações, com o uso dos mesmos processos.
Os novos tipos da família de produtos Lewatit são comercializados sob a marca de sustentabilidade Scopeblue da LANXESS, que identifica produtos baseados em mais de 50% de matérias-primas renováveis ou cuja pegada de CO2 é menor que a metade de seus respectivos similares feitos de matérias-primas convencionais. As novas variantes Scopeblue dos conhecidos produtos Lewatit S 8227, Lewatit S 8229 e Lewatit CNP P, usados principalmente para o abrandamento parcial de água potável, atendem a ambos os critérios, já que mais da metade da massa seca dessas resinas acrílicas se origina da acrilonitrila, que pode ser obtida a partir do talóleo (óleo derivado de celulose de madeira), por meio de balanço de massa. Esse subproduto da geração de celulose é então convertido em propeno e é colocado para reagir com amônia, que é formada pela redução do nitrogênio atmosférico com hidrogênio “verde”.
A LANXESS também começou recentemente a produzir resinas de troca iônica aniônica de básica fraca (Weak Basic Anion Exchange

Resins, WBA) Lewatit MP 62 WS e Lewatit S 4528, com base em estireno produzido de forma sustentável. Esses produtos são usados principalmente no tratamento de efluentes e fluxos de processos químicos, bem como na indústria alimentícia. Devido à rota de síntese mais complexa, a porcentagem de matérias-primas convencionais no produto final ainda não pode ser reduzida na mesma proporção para essas resinas e para as resinas WAC. “Cada percentual a mais de sustentabilidade e cada tonelada a menos de emissões de CO2 significa lucro. Com a designação ‘Eco’, a LANXESS indica que matérias-primas sustentáveis, de base biológica ou recicladas também foram usadas para a produção dessas resinas”, explica o Dr. Stefan Neufeind, diretor técnico de marketing da área de negócios Liquid Purification Technologies da LANXESS.
Balanço de massa: transparente e certificado
As matérias-primas renováveis ou baseadas em resíduos são atribuídas às quantidades correspondentes de produtos sustentáveis usando-se o método de balanço de massa. Para a fabricação de produtos de massa balanceada, são utilizadas matérias-primas ou precursores cuja origem é comprovadamente sustentável e atribuída a determinados produtos, usando-se um método contábil especial. Isso permite que matérias-primas renováveis sejam integradas à produção existente e às cadeias de suprimentos.
A planta de produção de resinas feitas de forma sustentável em Leverkusen e os produtos balanceados de massa equilibrada são previamente certificados de forma independente. No caso das resinas de troca iônica, a certificação ISCC PLUS (International

Sustainability & Carbon Certification) atesta que os critérios confiáveis de contabilidade são cumpridos e aplicados corretamente. Portanto, os clientes podem ter certeza de que são oferecidas apenas resinas sustentáveis e que somente matérias-primas sustentáveis foram utilizadas.
Tratamento de água sustentável para uso doméstico e comercial
Uma área importante de aplicação das resinas WAC são os cartuchos para filtros de água usados principalmente para produzir água parcialmente abrandada, por exemplo, para o preparo de bebidas quentes, como café e chá. Sistemas de filtro como esses são usados tanto em casa quanto comercialmente.
A resina de troca iônica representa de longe a maior proporção da massa desses cartuchos. Portanto, o alto nível de sustentabilidade das resinas Scopeblue tem grande impacto no balanço de sustentabilidade de produtos finais voltados para o consumidor, como os cartuchos citados. “As novas resinas de troca ajudam nossos clientes a alcançar suas próprias metas de sustentabilidade. Além disso, essa maior sustentabilidade pode ser usada como vantagem competitiva ou divulgada como valor agregado”, destaca Neufeind.
A LANXESS planeja também certificar outras resinas com ISCC PLUS e incluí-las em sua linha de produtos Scopeblue/Eco.
Informações detalhadas sobre os produtos da Liquid Purification Technologies podem ser encontradas no site http://www.lewatit.com .

A brochura “Trocadores iônicos produzidos de forma sustentável: grânulos de resina pequenos e amigáveis ao clima” traz informações mais específicas sobre resinas de troca iônica sustentáveis.
A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de 6,1 bilhões de euros em 2021. Atualmente, conta com cerca de 13.200 funcionários, em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos e produtos de proteção ao consumidor. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and Europe) e FTSE4Good.
Declarações prospectivas Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto a, e nenhuma confiança deve ser colocada sobre, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste presente, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste presente, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos oficiais de tal pessoa, os diretores ou funcionários aceitam qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.
Informações para editores:
Todos os comunicados de notícias da Lanxess e as fotos que acompanham podem ser encontrados em http://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração