Maioria dos empresários do País aponta a reforma tributária como prioritária para a geração de empregos

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1.001 executivos de indústrias de pequeno, médio e grande porte apontou a reforma tributária como fundamental para estimular a geração de empregos. A resposta foi dada por 56% dos executivos. Os altos tributos e a falta de qualificação profissional também foram considerados como gargalos para ampliar as oportunidades de trabalho no País.

Na opinião de 48% dos executivos, é preciso reduzir os impostos sobre a folha de pagamento, e 35% apontaram a necessidade de fortalecer a capacitação profissional. Ainda aparecem como medidas relevantes para a geração de empregos, de acordo com os empresários entrevistados, liberar crédito para as empresas investirem ou expandirem a sua capacidade produtiva (29%) e realizar novos aperfeiçoamentos na legislação trabalhista (25%).

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirma que as discussões em torno da reforma tributária avançaram no País e há hoje um inédito consenso em relação à importância e urgência da medida. “O texto em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 110, é resultado de um amplo debate, com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade e especialistas. Há uma expectativa dos empresários industriais em relação à prioridade que será dada ao tema no próximo governo. Aprovar a reforma tributária, com a adoção de um sistema de tributação do consumo que seja mais moderno, eficiente e alinhado ao padrão mundial, é um passo fundamental para aumentar a competitividade das empresas e, assim, acelerar o ritmo de crescimento da economia, gerando mais empregos e renda para os brasileiros”. Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site da CNI.