Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Notícias Associados

ICL passa a utilizar drones para monitorar atividades e reduzir riscos de acidentes

26/08/2019

O Futuro Está no Ar

A nova unidade de elite da ICL não é humana - os novos drones usados nos sites da empresa carregam equipamentos sensíveis, monitoram todas as atividades de cima e salvam funcionários humanos da necessidade de trabalhar em ambientes perigosos.

Drones autônomos - você os vê em todos os lugares hoje em dia, os ouve zumbindo em cada esquina. Os drones, que surgiram em nossas vidas há apenas alguns anos, graças a melhorias tecnológicas em motores elétricos e baterias de íons de lítio, não são mais usados apenas por equipes de fotografia.

Hoje, os drones são ferramentas eficazes que podem economizar tempo e dinheiro para as empresas. Drones também podem realizar tarefas que são perigosas para os seres humanos. O departamento de inovação e excelência operacional da ICL, em colaboração com um de seus sites, conduziu um projeto piloto de sucesso usando drones. Após esse início vitorioso, o projeto foi expandido e totalmente implementado em duas das instalações da ICL em Israel - Dead Sea Works e Rotem.

O departamento de Inovação e Excelência Operacional identifica tecnologias inovadoras e avançadas que ajudam nos desafios operacionais da empresa e melhoram seu desempenho. O departamento opera em quatro áreas principais: A Internet das Coisas, Equipamento Utilizável, Operação Autônoma e Aprendizado de Máquina. O uso de drones é uma nova área de exploração que o departamento tem focado.

A principal vantagem dos drones reside naturalmente na sua capacidade de voar, o que lhes dá acesso fácil e preciso a locais a grandes distâncias ou alturas. Essa capacidade neutraliza o efeito de condições terrestres desafiadoras - os drones podem voar fácil e rapidamente por estradas não pavimentadas, obstáculos aquáticos e terrenos irregulares.

Os drones também podem transportar equipamentos, como câmeras e sensores de vários tipos, incluindo câmeras de vídeo, câmeras infravermelhas de visão noturna e várias ferramentas de inspeção (como ferramentas específicas de detecção de produtos químicos). Eles também podem entregar carga leve de um lugar para outro. Todos esses usos tornam os drones uma ferramenta com opções quase ilimitadas de aplicativos.

Além disso, os drones operam de forma autônoma. O monitoramento por um operador humano é necessário apenas para supervisionar. O operador deve se envolver apenas em situações raras e incomuns.

Nos dois sites da ICL mencionados, espera-se que os drones auxiliem de diversas maneiras, começando com a inspeção de redes de alta tensão e baterias, através do monitoramento de equipamentos e patrulhas de segurança, e terminando com a entrega de peças de reposição (até 10kgs).

O departamento de Inovação e Excelência Operacional identificou o potencial de trabalhar com drones e montou uma equipe conjunta com a unidade de operação no site Dead See Works da empresa para testar o grau de implementação da tecnologia. Após um exame minucioso da tecnologia, que terminou com sucesso, os drones agora estão operando de forma contínua nos sites da DSW e da Rotem. Decidiu-se instalar dois sistemas de drone em cada site - um para fins de patrulhamento e escaneamento e outro para entregas. O drone de patrulhamento e varredura permitirá que as equipes de segurança cheguem a todos os locais ao redor do perímetro do site em um período particularmente breve. Isso permitirá que eles verifiquem se um alerta recebido foi falso ou um caso de emergência real. Neste último caso, a equipe de segurança poderá manter contato constante com a ameaça até que a equipe de resposta chegue ao local. Além disso, os drones podem auxiliar na inspeção de instalações diferentes e na identificação antecipada de falhas, poupando os funcionários humanos da necessidade de trabalhar em condições perigosas.

Os drones de entrega pouparão os funcionários de entrega humanos da necessidade de dirigir até a equipe no campo e vice-versa. Isso reduzirá o tráfego de veículos nos locais, diminuirá o tempo de paralisação causado pela espera por peças de reposição ou licenças necessárias e reduzirá o custo de manutenção do veículo. Os drones entregarão ferramentas, peças de reposição e autorizações de trabalho para equipes de campo com velocidade inigualável e um custo de apenas alguns centavos por quilômetro.

A implementação do uso de drones não é isenta de alguns desafios. O uso de drones no trabalho de fábrica é considerado um processo complexo. Requer licenças da Autoridade de Voo Civil e de outros, bem como a construção de uma infraestrutura técnica adequada e treinamento de operadores. A equipe de Excelência Operacional e Inovação da ICL realizou uma análise de todos os sistemas disponíveis no mercado e encontrou os sistemas que são mais adequados para os requisitos específicos e condições ambientais dos locais da ICL. O enorme potencial justifica o investimento. Drones são uma plataforma que tem muitos usos e sua tecnologia continuará a evoluir. A equipe de Excelência Operacional e Inovação da ICL já está procurando maneiras adicionais de implementar drones nas operações da ICL para economizar dinheiro, tempo e riscos no futuro.

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação