Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Notícias Associados

Rhodia realiza Wood Lab para discutir sistema construtivo wood frame

08/10/2019
Antonio Leite, Vice-Presidente Global de Fenol e Derivados e Solventes do Grupo Solvay, no painel Wood Lab, realizado na sede do conjunto industrial da Rhodia, em Paulínia SP para discussão sobre wood frame

São Paulo, 02 de outubro de 2019 - Como ampliar o conhecimento dos profissionais de construção e arquitetura, bem como da sociedade em geral, sobre os benefícios do sistema construtivo wood frame foi o tema principal do Wood Lab que a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, realizou com representantes de toda a cadeia industrial do setor de madeira.

O painel de discussões ocorreu na sede administrativa do conjunto industrial da empresa instalado na Fazenda São Francisco, em Paulínia (SP). Antes do painel de discussões, os participantes tiveram oportunidade de visitar a primeira biblioteca infanto-juvenil da América do Sul construída com apoio da Rhodia, clientes e parceiros, com o emprego de materiais de fonte renovável, entre os quais o sistema construtivo wood frame industrializado, que usa painéis pré-moldados de madeira de reflorestamento, e laminados de alta pressão.

Com projeto dos arquitetos Roseana Monteiro e Elton Casarin, essa biblioteca foi erguida na praça Pedro Cané, contígua à Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo (Campinas -SP), que recebe em 2019 a Mostra+Sustentável, um evento anual de arquitetura, paisagismo, design, gastronomia e cultura realizado para promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. O equipamento ficará como legado definitivo para a Fundação e para a comunidade local.

Método sustentável - O wood frame é um método construtivo que existe há pelo menos 100 anos na América do Norte e é largamente utilizado na Europa. Trata-se de um método de construção diferente do tradicional, pois dispensa o uso de cimento preparado em obra, os tijolos e as armações convencionais. Uma construção em wood frame pode ser planejada de forma tão racional, que quase não produz desperdício, a obra é seca e limpa e gera muito menos resíduos.

Dados do setor indicam que há diminuição de cerca de 85% das perdas de material e apenas um quinto do que é gerado em emissão de CO2, em comparação às construções que utilizam métodos como alvenaria. O uso da madeira sequestra carbono ao invés de emití-lo na atmosfera.

Por conta dos seus benefícios, aos poucos o sistema construtivo wood frame vem sendo aplicado no Brasil, devido ao forte trabalho de conscientização e sensibilização promovido pelas associações da indústria da madeira do País e da formação de profissionais especializados nessa área.

A cadeia industrial do setor está trabalhando há quase uma década para o estabelecimento de normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regulamentem esse método construtivo, facilitando por exemplo a obtenção de financiamentos de bancos públicos para os interessados em construir através de wood frame.

Segundo os participantes do Wood Lab, a cadeia industrial do setor está trabalhando, ao mesmo tempo, para demonstrar para a sociedade as vantagens da utilização do wood frame como alternativa aos métodos tradicionais de construção de imóveis, destacando os aspectos da sustentabilidade desse sistema construtivo.

“Há enormes oportunidades para o crescimento dessa cadeia produtiva, que envolve os produtores da madeira, os seus fornecedores, os construtores, engenheiros, arquitetos, projetistas e o pessoal da academia”, disse Antonio Leite, Vice-Presidente Global de Fenol e Derivados e Solventes do Grupo Solvay. A Rhodia, com sua área de negócios do Fenol e Derivados, é tradicional fornecedora de insumos e matérias-primas para o setor de madeira. 

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em 19 de dezembro de 1919 em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas. Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com 

Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 24.500 pessoas em 61 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. 

Informações à Imprensa:
Sobre a Rhodia e o Grupo Solvay no Brasil
Press Express Comunicação
Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tel. (55 11) 3284 5164 ou cel. (55 11) 999 33 8148

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação