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A paleta do ColorForward® 2021 da Clariant mostra o desejo por contato humano e a busca de autenticidade

20/12/2019
A paleta do ColorForward® 2021 da Clariant mostra o desejo por contato humano e a busca de autenticidade. (Foto: Clariant)
  • Lançamento da 15ª edição do guia anual de previsão de cores e tendências para plásticos
  • Cinco tons sugeridos para cada uma das quatro tendências sociais
  • Tendência de tons mais quentes e profundos, com diversos efeitos especiais

São Paulo, 18 de dezembro de 2019 – Os especialistas em cores do ColorWorks® da Clariant identificaram quatro tendências sociais que devem influenciar os consumidores nos próximos anos. O ColorForward 2021, a décima quinta edição do guia anual de previsão de cores da Clariant para a indústria de plásticos, reconhece que o genuíno contato humano está se tornando um luxo na era digital e que as pessoas sentem falta de autenticidade em um mundo repleto de “fakes”. O lado positivo é que a tecnologia está sendo usada para criar produtos com os quais as pessoas se relacionam em nível emocional, e a colaboração é vista como essencial para realizar mudanças positivas.

“Essas tendências fizeram com que a paleta de cores de 2021 exibisse contraste”, relata Judith van Vliet, designer sênior do ColorWorks e líder da equipe do ColorForward. “Por um lado, vemos cores que despertam o interesse das pessoas e refletem aquilo que ainda é considerado autêntico; por outro, as cores refletem todo o drama da atualidade. Enquanto a paleta de 2020 se caracteriza por cores mais frias, as tonalidades de 2021 ficaram muito mais quentes e profundas. Além disso, as direções das cores deste ano incluem vários tons translúcidos e muitas vezes incorporam efeitos especiais; ou, então, se parecem com uma coisa mas dão a sensação de outra.”

No ColorForward 2021, assim como nas edições anteriores, cada tema da tendência é representado por cinco cores que devem provocar reações nas pessoas nos próximos anos. Essa ferramenta exclusiva pode ser usada por designers de produtos plásticos e profissionais de marketing para tomar decisões mais embasadas ao escolher cores para novos produtos e novas embalagens.

“Onde os tons de verde dominaram em 2020", continua van Vliet, “tons quentes de laranja e amarelo parecem predominar em 2021. Tons de azul e verde continuam relevantes e variam de nuances profundamente noturnas a tons aquáticos mais suaves. As tonalidades brilhantes transmitem uma sensação artificial e são justapostas a tons escuros encantadores. As nuances de lilás da última edição se desenvolveram para formar versões mais profundas de si mesmas, agregando mistério e profundidade a uma dinâmica gama de cores.”

Para saber mais sobre o ColorForward, visite www.clariant.com/colorworks. A Clariant também oferece seminários nos seus centros de design e tecnologia ColorWorks, bem como em conferências selecionadas e nos escritórios dos clientes.


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