Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Notícias Associados

Rhodia e grupo de empresas lançam novo conceito de calçado sustentável e confortável

14/01/2020

Projeto colaborativo marca a estreia no setor de calçados do fio têxtil Amni® Soul Cycle, o único fio de poliamida biodegradável reciclada do mundo, desenvolvido pela Rhodia no Brasil

 

Protótipo, com design da Top Shoes, é um calçado sem gênero e que pode ser customizado pelos usuários 

 

São Paulo, 14 de janeiro de 2020 - A Rhodia (Grupo Solvay) e um grupo de empresas estão apresentando ao mercado o primeiro protótipo de um calçado que utiliza materiais sustentáveis em todas as suas partes. 

Resultado de um projeto colaborativo de empresas interessadas em incrementar a sustentabilidade e o conforto voltados para o setor calçadista, o protótipo está sendo apresentado na edição de janeiro do Inspiramais 2021 _I - Sincronia (14 e 15 de janeiro de 2020, Centro de Eventos Pro Magno, av. Professora Ida Kolb, 51 - Casa Verde, São Paulo). 

Esse projeto marca a entrada no setor de calçados do fio têxtil Amni® Soul Cycle, a única poliamida têxtil biodegradável reciclada do mundo, que é o mais recente desenvolvimento de fios têxteis sustentáveis da Rhodia no Brasil. 

Amni® Soul Cycle é reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O desenvolvimento desse produto tem o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor têxtil/calçadista, iniciativa em que a Rhodia está empenhada em promover em todas as suas operações. 

O projeto envolve outra matéria-prima da Rhodia importante para a produção de poliuretano destinado ao setor de solados e entressolas de calçados.  Trata-se do ácido adípico, cujo processo produtivo é comprometido com a sustentabilidade e pioneiro no abatimento de emissões de gases de efeito estufa e se tornou uma referência mundial no setor. 

“Em nossa unidade industrial para abatimento de gases de efeito estufa em Paulínia, eliminamos por ano 5,3 milhões de toneladas de CO2 o equivalente a retirar de circulação 1,2 milhão de veículos e as emissões estão muito abaixo dos maiores players mundiais, informa Marlise Margaritelli, da área de Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay. 

Projeto colaborativo - O protótipo do calçado foi desenvolvido com design do estúdio Top Shoes Brasil, que utilizou o fio Amni® Soul Cycle da Rhodia, aplicados à técnica Knit, processo novo de tecelagem 3D, que faz parte da indústria 4.0. Esta técnica reduz processos, permitindo que entre o fio e saia o cabedal pronto, resultando em redução de lead time e o uso de outros recursos. 

O projeto trabalha diversos pilares de sustentabilidade em parceria com os principais fornecedores do segmento calçadista. O que a Top Shoes Brasil vem fazendo é unir as indústrias que estão com esse foco de mudança para juntos alcançarmos um resultado efetivo em prol de um mundo sustentável”, diz Gustavo Dal Pizzol, CEO da Top Shoes Brasil. 

Além da Rhodia – com fios têxteis de poliamida e ácido adípico - e da Top Shoes, o projeto colaborativo reuniu as empresas Adatex (tecnologia sustentável em borracha revestida e tingimento dos fios de poliamida), Tecpol (matriz e injeção do solado e entressola), Basf (poliuretano da entressola), FCC (TPU do solado), Linhasita  (linha de costura e cordão para amarrar com Amni Soul Eco®), Stickfran (Gorgurão), LabelTag (etiquetas) e Ambiente Verde (materiais sustentáveis para os PDVs – pontos de vendas. 

Esse projeto significa mais um avanço da empresa e de seus parceiros no sentido da economia circular no setor calçadista, valorizando o uso de materiais sustentáveis e reciclados em todas as suas etapas de desenvolvimento do calçado, sem a geração de resíduos industriais, diz Mayra Montel, da área de Poliamidas e Fibras da Rhodia. 

“Cada vez mais os consumidores estão interessados em produtos que sejam amigos do meio ambiente e, ao mesmo tempo, ofereçam conforto, design e tecnologia. O nosso trabalho é traduzir esse desejo em realidade”, afirma. 

Segundo Mayra Montel, o projeto colaborativo incorporou outras novidades. “Desenvolvemos um protótipo de calçado sem gênero e que pode ser ‘customizado’ pelo usuário. Também adotamos um conceito 360º, que vai desde a ideia inicial do calçado até a instalação de displays para pontos de venda quando esse produto alcançar a fase comercial”, afirmou. 

Serviço – Rhodia no Inspiramais 2021_I – Salão de Design e Inovação de Materiais

Data: 14 e 15 de janeiro de 2020 - das 09h00 às 19h00

Local: Centro de Eventos Pro Magno Av. Professora Ida Kolb, 51 - Casa Verde São Paulo- SP

Palestra especial do projeto colaborativo no dia 04 de junho, às 14h00 - Inovação Colaborativa e Sustentável: Um Projeto Rhodia e Top Shoes Group, Fiber, Basf, Tecpol, FCC e Assintecal

 

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, completou 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

 

Mais informações à Imprensa:
Sobre a área de Fibras/Rhodia
Index Estratégias de Comunicação - @indexconectada
João Corazza –  joao@indexconectada.com.br
Luisa Marcomini – luisamarcomini@indexconectada.com.br
Tels. (55 11) 99553-9410 

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação