Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Temas relacionados a recursos humanos pautam reunião de Comissão de Compliance

13/02/2020

Importantes temas relacionados à área de recursos humanos, como o assédio e a capacitação de líderes, foram discutidos em reunião realizada pela Comissão de Compliance do Sinproquim no dia 11 de fevereiro. O consultor Daniel Arnaldi, da Comp9, empresa contratada pelo Sinproquim para dar apoio às atividades da Comissão, formada por representantes de empresas associadas, enfatizou que a principal motivação de casos dessa natureza ocorre em função de gestão por pessoas que não estão preparadas para gerenciar equipes.

“O assédio não é apenas do gestor para o funcionário, ele pode existir entre funcionários dentro de uma área, na forma horizontal, porque o gestor permite que isso aconteça. Nesse caso, os funcionários não têm o exemplo do líder. As empresas precisam preparar líderes que sejam íntegros, trabalhem corretamente, recebam retorno dos funcionários; tenham processo correto de avaliação de desempenho. Os colaboradores vão perceber se podem continuar ou não tendo certas atitudes a partir do exemplo dos gestores”, ressaltou Arnaldi. A criação de canais que possibilitem aos funcionários relatarem fatos ou situações que os incomodem também foi considerada uma ação de grande importância pela Comissão.

O objetivo do Sinproquim é que a comissão seja um fórum que permita às empresas associadas discutirem e trocar ideias, de forma clara e objetiva, sobre questões relacionadas a compliance. “Desenvolvemos trabalho de suporte e ajuda para a comissão. O mundo mudou, as regras mudaram, as formas de fazer negócios mudaram. É fundamental que as empresas trabalhem com compliance, que basicamente visa reduzir riscos de imagem, riscos legais, riscos de reputação, implantando procedimentos, controles e treinamentos”, afirmou o consultor Sergio Woisky.

A próxima reunião da comissão ocorrerá no dia 14 abril. Entre os temas sugeridos pelos participantes para discussão estão canais de denúncias, estrutura e governança. Os profissionais interessados podem acompanhar os trabalhos da comissão por um sistema de videoconferência instalado pela entidade, bastando que sinalizem o interesse à coordenação. O sistema de videoconferência foi testado e aprovado na reunião do dia 11 de fevereiro.

A Comissão de Compliance do Sinproquim foi criada em abril de 2019 e realiza reuniões para discussões e análises de temas como implantação e estrutura da área de compliance; práticas e análise de risco na contratação de terceiros e legislações. A reunião é aberta à participação de representantes de empresas associadas ao Sinproquim.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Aclimação

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização