Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Conflito de Interesse até na família real britânica?

30/07/2020

Até a realeza se preocupa em evitar Conflitos de Interesse, principalmente para não haver a associação com pessoas, empresas e marcas que possam se beneficiar comercialmente da exploração da imagem da família real.

Um Conflito de Interesse surge, por exemplo, quando um funcionário prioriza seus interesses pessoais em relação aos interesses da empresa na qual trabalha. Como consequência, a tomada de decisões em uma situação destas poderia ser considerada como antiética e eventualmente até ilegal.

Algumas situações onde pode ocorrer conflitos de interesse:

• Relações íntimas ou familiares na operação direta ou indireta da empresa: pessoas relacionarem-se dentro das empresas, empregar parentes ou aceitar a indicação de um fornecedor que seja um familiar de um colaborador;
  • Compromissos externos incluindo emprego: funcionário tem uma participação como consultor fora do expediente em uma empresa concorrente;
  • Presentes e entretenimento: oferecer e receber presentes para conseguir vantagens comerciais em contratos;
  • Comissões, serviços e troca de favores: contratar um funcionário indicado por um cliente para ganhar um contrato de suprimento.

Transparência é a palavra-chave no caso de se presenciar um Conflito de Interesse, o assunto deve ser escalado para seu superior, ou os canais de comunicação disponíveis, para que seja avaliado e tratado. Isso pode evitar um impacto legal ou reputacional para as partes envolvidas.

Sérgio Woisky, da Consultoria Comp9

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Aclimação

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização