Oficina dos Sonhos Rhodia segue em Paulínia (SP) com capacitação gratuita de jovens em design e marcenaria

O laboratório Oficina dos Sonhos Rhodia, implantado pelo projeto Artes & Ofícios, atende 80 jovens de Paulínia e região com cursos gratuitos de marcenaria e design

Paulínia (SP), 27 de fevereiro de 2023 – Já estão prontos uma série de objetos de madeira, entre os quais mesa, cadeira, estantes, armários e brinquedos produzidos pelos participantes da Oficina dos Sonhos Rhodia, implantada pelo projeto Artes & Ofícios, para oferecer a 80 jovens de Paulínia e região cursos gratuitos de marcenaria e design.

A iniciativa é patrocinada pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A Oficina tem como missão transmitir conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria do setor de madeira.

As atividades envolvem a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. Os cursos funcionarão até o final de março.

As aulas estão sendo realizadas em um galpão, num formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras.

Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades. Complementando as aulas regulares, o Oficina dos Sonhos apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados.

Oportunidade – Os estudantes têm aproveitado muito bem as aulas, conforme explica uma das estudantes, Aléxia Arantes. “Foi muito bacana ter sido selecionada para poder participar deste curso, pois foi uma estrutura muito boa que o curso proporcionou pra gente, com vários equipamentos e que não teríamos acesso se não fosse pelo projeto”, diz ela. “O professor é bastante capacitado para nos explicar a lidar com os diferentes tipos de madeira, como a gente faz o planejamento, desde a concepção da ideia até a finalização do produto, além da troca com os outros colegas, tendo a possibilidade de criar coisas juntos. Acredito que esse é um projeto muito importante para a capacitação de pessoas, possibilitando uma mudança de área de atuação ou até mesmo para aprender um novo hobby”, acrescenta Aléxia Arantes.

Rhodia em Paulínia – A realização do projeto Oficina dos Sonhos é uma proposta que se insere nas comemorações dos 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia. Desde 1942, quando começou suas atividades no Município, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento da indústria química brasileira. Ao mesmo tempo em que criou raízes profundas com as comunidades locais, a empresa tem realizado e apoiado uma série de projetos sociais e de geração de renda.

“Temos muito orgulho de oferecer para a comunidade Paulínia o apoio a mais um projeto de alcance social para proporcionar novos conhecimentos e capacitação para 80 jovens da região, que no futuro poderão conquistar oportunidades no mercado de trabalho”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina e responsável pelos projetos de responsabilidade social corporativa da empresa.