Peróxidos do Brasil investe e coloca em operação nova fábrica no Chile

Curitiba, Brasil, 22 de junho de 2023 A Peróxidos do Brasil, joint venture do Grupo Solvay com a Produtos Químicos Makay (PQM), colocou em operação a nova unidade de produção de peróxido de hidrogênio no Parque Industrial de Coronel, na região de BíoBío, no Chile, a primeira unidade industrial da Costa do Pacífico.

A nova planta industrial foi inicialmente projetada para 23 mil toneladas por ano, mas uma nova licença ambiental, obtida em 2022, permitiu que a fábrica fosse inaugurada com a capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano, em um investimento total de 70 milhões de dólares. A planta foi erguida na mesma área onde funciona o Terminal de Distribuição da Peróxidos de los Andes.

A nova fábrica de peróxido de hidrogênio, no Chile, faz parte de um amplo projeto de expansão das atividades da Peróxido do Brasil na região, em um ciclo de investimentos estratégicos contínuos nos últimos quatro anos. O objetivo da empresa é manter-se em linha com o crescimento dos seus clientes nos diferentes mercados de aplicação de peróxido na região da América do Sul.

O peróxido de hidrogênio é um insumo industrial essencial para as indústrias que fornecem produtos para diversos mercados: papéis brancos e reciclados, alimentos e bebidas, produtos de uso pessoal e cosméticos, sabões e detergentes, metais, plásticos e polímeros, além de desinfetantes médico-hospitalares.

Também é aplicado no tratamento de água potável, águas e efluentes industriais, tratamento de esgotos, rios e lagoas, controle de emissões gasosas, remediação de solos contaminados e no setor de agricultura e floricultura, onde são utilizadas no controle microbiológico.

Entre os investimentos feitos pela Peróxidos do Brasil estão os realizados na planta industrial de Curitiba, no Brasil, onde a capacidade de produção foi recentemente elevada para 250 mil toneladas por ano com a conclusão dos investimentos nas linhas de fluidos do processo de síntese de peróxido de hidrogênio.

Na unidade de Imperatriz, no Maranhão, que funciona nas instalações da Suzano Papel e Celulose, a exclusiva tecnologia myH2O2® implantada pela empresa recebeu uma nova geração de catalisador, aumentando a confiabilidade desta planta dedicada ao cliente.

“Dentro de nossas ambições crescimento na região, esses investimentos elevarão a capacidade nominal para o total de 300 mil toneladas por ano, permitindo acompanhar o crescimento do mercado até a aprovação do próximo ciclo de investimento previsto para 2024”, comenta Carlos Silveira, CEO da Peróxidos do Brasil.

Sobre a Peróxidos do Brasil

A Peróxidos do Brasil é uma joint venture do Grupo Solvay e a empresa Produtos Químicos Makay (PQM) para fabricação de peróxido de hidrogênio e outros produtos derivados, com aplicações em diversos mercados. Maior planta para o mercado do mundo, a Peróxidos do Brasil possui a unidade industrial em Curitiba (PR), com capacidade de produção de 250 mil toneladas por ano, a unidade myH2O2®, em Imperatriz, no estado do Maranhão (MA), dedicada ao fornecimento exclusivo para a Suzano Papel e Celulose, e a primeira planta de produção da Costa do Pacífico, localizada em Coronel, Região de BíoBío, no Chile. A Peróxidos do Brasil integra a unidade global de negócios Peroxides, do Grupo Solvay, que possui 17 plantas industriais na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália. Saiba mais em www.peroxidos.com.br

Mais informações à imprensa sobre a Peróxidos do Brasil

Press Express Comunicação