Pesquisa da CNI mostra que brasileiros acreditam em crescimento da economia nos próximos seis meses

A economia brasileira vai melhorar nos próximos seis meses. Essa é a perspectiva para 53% dos brasileiros com idade acima de 16 anos ouvidos em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram ouvidas 2.004 pessoas nas 27 unidades da Federação. Para 22% da população, a situação tende a pior e 21% acreditam que nada deve mudar. Na avaliação da CNI, a percepção mais positiva dos brasileiros para os próximos meses é importante por afetar as decisões de consumo, mas alerta que o Brasil precisa de uma política industrial moderna, com foco em inovação, e de uma reforma tributária para atrair investimentos e crescer de forma sustentada.

A pesquisa mostrou que 24% da população considera boa ou ótima a situação atual da economia, 36% afirmam ser regular e 38% dizem que a situação é ruim ou péssima. Apesar da avaliação menos positiva sobre o momento atual da economia, 45% da população considera que a situação já foi pior. Este é o porcentual de brasileiros que apontam melhora da economia nos últimos seis meses. Entre os que consideram a situação da economia atual como ruim ou péssima, 17% avaliam que ela está melhor do que no primeiro trimestre. As entrevistas foram feitas entre 14 e 19 de setembro pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI).