Pesquisa da Fiesp mostra queda no nível de atividade da indústria paulista e estabilidade em investimentos

Dados coletados pela pesquisa Sensor realizada pela Fiesp indicam queda na atividade industrial paulista em junho. O indicador ficou em 48,1 pontos, o que representa redução de 1,9 ponto em relação a maio. O critério adotado pela pesquisa é de que indicadores abaixo de 50 pontos mostram diminuição da atividade. As vendas, contudo, fecharam o mês em 50,6 pontos, com aumento de 2,2 pontos na comparação com maio, indicando melhoria nas condições de mercado.

O indicador de investimentos, com 49,9 pontos, foi o componente com a maior variação, com queda de 7,2 pontos em comparação a maio (57,1 pontos). Apesar da forte redução o resultado permanece próximo a linha dos 50,0 pontos, o que sinaliza estabilidade dos investimentos na indústria paulista no mês.

A projeção da Fiesp é de queda de 0,5% na produção industrial em 2023. A entidade reforça a importância da redução da Selic, aprovação da reforma tributária, ampliação dos canais de concessão de crédito, adoção de políticas que favoreçam a diminuição dos custos de produção e a redução do endividamento das empresas para a reversão desse quadro.