Prefeituras de Mauá e Santo André assinam decretos que delimitam a área do Polo Petroquímico do Grande ABC

No ano em que comemora o jubileu de ouro, o Polo Petroquímico do Grande ABC teve um grande marco no dia 11 de agosto de 2022. Os prefeitos das cidades de Mauá, Marcelo Oliveira, e de Santo André, Paulo Serra, assinaram decretos municipais que criam o Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do Grande ABC. Os decretos delimitam a área do Polo Petroquímico como um complexo de indústrias e empresas do setor químico, petroquímico e engarrafamento de GLP (gás liquefeito de petróleo).

“No ano em que enaltecemos a história do cinquentenário do Polo Petroquímico esse ato representa um marco na existência do Polo, um avanço histórico. Trata-se também de uma iniciativa importante para a perenidade das empresas que fazem parte do complexo industrial e vai permitir que pensemos o Polo do futuro, junto com a sociedade civil e as autoridades públicas”, afirmou o gerente executivo do COFIP ABC, Francisco Ruiz.

Os decretos criam o Comitê Gestor de Governança do Polo, com o objetivo de fazer a coordenação integrada de políticas públicas entre as cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, promovendo o apoio à operação do complexo industrial. O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, salientou que o decreto faz parte do trabalho desenvolvido para manter o Polo na região do ABC, gerando emprego, renda, parcerias em cursos profissionalizantes e tributos. “Não medimos esforços para chegarmos nesse dia tão importante e que permitirá que o Polo tenha projetos para mais 50 anos sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e a saúde da população”, disse.

Caberá ao Comitê Gestor de Governança apoiar os órgãos competentes no desenvolvimento das políticas de zoneamento urbano, elaborar estudos e diretrizes, planejar e desenvolver ações para a implantação de políticas que contribuam com a qualidade de vida da comunidade do entorno, tais como Planos de Contingência, apoio a implantação dos Núcleos de Prevenção e Defesa Civil (Nupedecs), exercícios simulados de evasão da comunidade, instalação de pontos de encontro, uso de brigada de emergência e projetos sociais, entre outras iniciativas.

“Hoje é um dia histórico”, destacou o prefeito de Santo André e Presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra. “Consolidamos, de maneira definitiva, este, que é para a região do ABC, especialmente para as cidades de Mauá e Santo André, um polo que representa um dos maiores geradores de emprego, renda e inovação tecnológica da nossa região. Os decretos municipais criam um Comitê de Governança e conectando com o que há de mais moderno nos polos petroquímicos no mundo. Uma ação inédita, que nos consolida e nos coloca a frente para os próximos desafios do Grande ABC”, declarou.

Além dos prefeitos de Mauá e Santo André, participaram do evento o presidente do COFIP ABC, Max Araújo, o diretor do COFIP ABC e diretor da Braskem, Luiz Pazin, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo da Silva, o presidente do Instituto Seci e representante do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), Guilherme Ferreira, o presidente do Sindicato dos Químicos, Raimundo Suzart, o representante da Abiquim, Yhebert Golveia, representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, da sociedade civil do entorno do Polo e das associadas ao COFIP.

SOBRE O COFIP ABC

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente, o Comitê possui 16 empresas associadas — Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel — e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição.