Produção da indústria química paulista cresceu 12% em agosto, mas nível de atividade permanece baixo

Dados calculados pelo Sinproquim com base na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do IBGE indicam que a produção da indústria química paulista cresceu 12% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2021, e 23,13% em relação a julho deste ano. No acumulado de janeiro a agosto, frente ao mesmo período de 2021, o crescimento, contudo, foi mais modesto, de apenas 2,2% ou 1,6 ponto porcentual. Na análise do Sinproquim, a melhora dos gargalos nas cadeias de distribuição de insumos auxiliou no desempenho da demanda agregada.

Apesar do crescimento da produção, o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI) da indústria química manteve sua tendência de queda, com apenas 60,1% em agosto, atingindo o menor registro desde o início da série histórica iniciada em 2001. Houve redução de 9,63 pontos percentuais ante julho e 10,76 pontos percentuais na comparação com agosto de 2021, o que evidencia a perda de competitividade da atividade industrial no mercado interno frente ao consumo de produtos importados. A média histórica de utilização da capacidade instalada da indústria química é de 78,3%.

*O Nível de Utilidade da Capacidade Instalada (NUCI) é a parcela da capacidade de produção operacional utilizada, expressa em porcentagem, que pode variar de 0% a 100%.